O evento ocorre todo sábado e vai das nove horas da matina até as dezenove horas, embora eu sempre veja vários expositores levantando acampamento por volta das cinco. É recomendável ir bem cedo para aproveitar melhor o passeio, tendo em vista que há mais de uma centena de expositores pela praça e arredores. Geralmente, o que é legal ou interessante é vendido logo pela manhã, portanto se seu objetivo é ir as compras ao invés de só apreciar, madrugue no local.
Chegamos na Benedito por volta de umas onze horas, aproximadamente.
Não é difícil chegar lá: partindo da Estação Tietê (onde fica o terminal rodoviário), você pega o metrô, linha azul, no sentido Jabaquara. Desce no Paraíso e pega a linha verde, sentido Vila Madalena, descendo na Clínicas. Dali é possível ir caminhando até o lugar - calculo que em passo moderado, leva cerca de 10 a 15 minutos no máximo. Tente solicitar orientações a algum funcionário do metrô a respeito do caminho - infelizmente esqueci o nome da rua que desci para encontrar a feirinha...(se alguém souber, me avise!).
Não recomendo ir de carro - achei o trânsito da região o retrato do caos. Há estacionamentos próximos mas nem me arrisquei a perguntar sobre preços (mas, sendo um ponto turístico BEM requisitado, não é preciso ser adivinho pra saber que se morre numa grana razoável pra colocar seu veículo longe dos olhos dos flanelinhas).
Sobre alimentação: os preços são nas alturas em toda a cercania. Tente ir bem alimentado ou deixe para comer em outro lugar, mais tarde. Comi num misto de lanchonete e sebo ali próximo e tanto atendimento quanto menu deixaram bastante a desejar.
Uma barraca vendia carrinhos antigos da série MATCHBOX, em metal. Ainda em suas caixinhas originais amarelas, pareciam estar num estado razoável de conservação, mas o preço me desanimou um pouco: cerca de R$120.00. Não que eu ache injusto, até porque eram relíquias mesmo. Mas ainda me recupero do dias das crianças, então tive que me segurar. O vendedor, muito simpático, me atendeu muito bem e já gravei na memória o local de sua barraca para futuras visitas.
Um fato que acho interessante ressaltar, é o lance das fotos.
Em visitas a várias feiras do gênero, pude notar que muitos vendedores se incomodam quando você simplesmente chega fotografando as relíquias - já cheguei a levar pito de muita velhinha, espumando de raiva por eu ter "levado" a alma de seus badulaques :))
Portanto, sugiro que antes de sair clicando, você pergunte ao bom senhor atrás do estande se pode fazer isso. É o que fiz. Além de simpático, é mais respeitoso.
Um fato que não tem absolutamente NADA a ver com o assunto do post (até certo ponto, na verdade)... no mesmo dia estive numa loja de brinquedos e vi alguns dos tais G.I.JOE Sigma - ou algo assim. São bonequinhos bem menores que os comandos antigos que vêm acompanhados de veículos ou outros personagens no box ou cartela. Bacanudos mas pequenos demais na minha opinião. Quem sabe numa promoção.
Ah, e aqui um toque aos leitores: quem quiser dar dicas ou complementar com algum toque este post, será muito bem-vindo!