Wednesday, October 04, 2006

PROJECT ROOFTOP - novos uniformes para velhos personagens


Mulher-Maravilha: em versão mais contemporânea por Jamie McKelvie.

Mexer com personagens de quadrinhos, como Super-Homem ou Homem-Aranha, é o mesmo que colocar a mão cheia de açúcar dentro de um formigueiro. Pode ser uma pequena alteração visual ou alguma mexida na "mitologia" do herói (ou vilão), não importa. Sempre tem aquele fã (geralmente uma legião deles) que não perdoa e desce o verbo no coitado que resolveu meter o bedelho onde não foi chamado. Com a popularização da internet, esse tipo de polêmica tomou uma dimensão ainda mais assombrosa, varrendo fóruns de discussão e sites de todos os tipos. Os fãs se unem para destrinchar minuciosamente mudanças, atitudes editoriais, lançamentos e boatos, e com a mesma paixão de um torcedor de futebol fanático. A diferença é que no lugar da mesa de boteco, há um monitor e um teclado.

Alterar o uniforme de um personagem é uma missão que poucos conseguem realizar de modo satisfatório. Alex Ross, por exemplo, conseguiu em Kingdom Come remodelar vários ícones da DC com sucesso - fazendo alterações que modernizaram os personagens respeitando seus uniformes e "identidades" originais. Porém, para cada bola dentro, temos dezenas de foras - como o pesadelo do Super-Elétrico (cuja imagem me recuso a linkar ou postar por aqui).

O site project rooftop tem uma proposta bem interessante neste sentido: convoca artistas, famosos e anônimos, a conceberem um novo visual para o uniforme de qualquer personagem famoso do mundo dos quadrinhos. A equipe do rooftop se encarrega de selecionar os melhores trabalhos e comentar as mudanças. Um exercício de criatividade que apresenta soluções até melhores que a de alguns artistas de séries atuais.

Podemos encontrar materiais de gente famosa como Stuart Immonen, mas o que me chamou mais a atenção foi a Mulher-Maravilha do anônimo (até que alguém me diga o contrário) Jamie McKelvie. Seu novo modelo para a WW faz todo o sentido - leiam a crítica no site :)
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google