Friday, October 13, 2006

SMURFS - Dos quadrinhos para a TV - uma longa história de sucesso

Pesquise e compare preços de action-figures usando o Buscapé!


A verdadeira estréia dos smurfs ocorreu no mundo dos quadrinhos, embora muita gente ainda acredite que o povinho azul tenha surgido na televisão, graças à popular animação criada pela Hanna-Barbera e exibida na década de 80 . Para ser mais preciso, a primeira aparição dos heróis se deu em 23 de Outubro de 1958, na história intitulada "Johan Et Pirlouit", publicada no "Le Journal de Spirou" - estrelada pelos personagens Johan e Peewit (criados pelo autor belga, Pierre Culliford, mais conhecido como PEYO), cujas aventuras se passavam na era medieval.

Embora tenham surgido inicialmente como coadjuvantes, não demorou muito para os duendes azuis partirem para carreira solo. Apenas um ano depois de sua primeira aparição, já haviam se tornado a principal criação de Peyo - e logo ganhariam a tela grande. Sua estréia no cinema foi com o longa de animação (fracassado) "Les Aventures des Schtroumpfs", ainda em preto e branco. Mas somente em 1976, com o longa "Flûte à Six Schtroumpfs" (nos Estados Unidos, conhecido como "Os Smurfs e a Flauta Mágica) é que viria o sucesso - começando ali a escalada dos smurfs rumo ao mundo da cultura pop.

A película acabou agradando a um produtor americano chamado Stuart R. Ross, que em uma viagem à Bélgica acabou conhecendo os Smurfs e adquirindo os direitos sobre o filme e os personagens. Foi então que começou a invasão na América do Norte : todo o tipo de merchandising com os carinhas azuis foi lançado, aproveitando a ótima recepção ao filme.

Assim, anos mais tarde(mais precisamente em 1981), uma série animada da cultuada obra de Peyo foi produzida pela Hanna-Barbera (criadora de desenhos famosos, como Corrida Maluca e Zé Colméia), com exibição pela rede americana NBC.

A animação foi exibida de 1981 a 1990, totalizando 414 episódios (embora vários sites informem 256), além de vários especiais. Com quase uma década de sucesso, o desenho foi cancelado por causa da baixa audiência. A última temporada, numa guinada que se mostrou ousada demais, jogou os smurfs numa série de viagens pelo tempo, onde os heróis visitavam locais que iam da Pré-História à Roma Antiga. Mas a tentativa para salvar o seriado foi em vão, e acabou sendo o tiro de misericórdia: a audiência não aprovou e o show chegou então, ao seu fim.

"Os Smurfs" (Les Schtroumpfs, em francês) contava a história de um grupo de pequenos duendes azuis, com a altura equivalente a de três maçãs empilhadas, que viviam numa vila encantada, escondida em alguma floresta européia - e na qual só entrava quem fosse convidado. Na comunidade azul, cada habitante possui uma característica única que o distingue dos outros, marcada visualmente pelos apetrechos em sua vestimenta padrão (chapéu e calcão branco). Suas casas são cogumelos verdadeiros, ou construídas com a aparência de um. Para se chegar à vila dos pequeninos, um humano deve ser guiado por um smurf - mas há vários personagens, como Peewit e Johan, amigos dos smurfs, que fazem visitas regulares ao local.

Uma curiosidade (irritante, até ;) sobre estes duendes : o vocabulário dos personagens é entremeado pela expressão "smurf" com frequência, sendo utilizada das mais diversas formas - coisas do tipo "smurfar" e equivalentes, todos derivados da palavra "smurf".

No Brasil, o desenho foi exibido pela Rede Globo nos programas Xou da Xuxa e Balão Mágico. O imenso sucesso gerou até um grupo musical brazuca, composto por pessoas vestidas de Smurfs - duas de "smurfs genéricos" e a terceira de Smurfette, se não me falha a memória - com direito à lançamento de fita cassete e tudo. O nome do "álbum" era "Aí vêm os Smurfs", e possuía nove composições de Daltony Nóbrega - ex-diretor musical da Globo e responsável pela trilha sonora do programa infantil "Z Y Bem Bom" da Rede Bandeirantes (só eu devo lembrar disso...).

Em 2008, no cinquentenário dos Smurfs, está previsto o lançamento do primeiro filme 3D dos duendes azuis. A produção, iniciada em 2003, está sendo conduzida pelo braço cinematográfico da Nickelodeon, que pretende fechar uma trilogia da série. Para os mais ansiosos, uma boa notícia: a Warner Bros manifestou sua intenção de lançar toda a série em dvd, com data prevista para 2007.

Resta saber o quanto iremos esperar pela versão brasileira... e se haverá interesse por parte dos responsáveis em resgatar a dublação nacional - que contava com o grande Orlando Drummond ( o "Seu Peru" da Escolinha do Professor Raimundo), como Gargamel e Sílvio Navas no papel do Papai Smurf (que também dublou o vilão Mumm-Ra, em ThunderCats).

Pesquise e compare preços de bonecas usando o Buscapé!

CURIOSIDADES: Os Smurfs foram protagonistas de um comercial produzido pela UNICEF em 2005, como parte de uma campanha belga de conscientização sobre os horrores produzidos pela guerra. Aprovado pela famíla de Peyo (1928/1992), o curta causou polêmica na mídia e entre o público - muitas crianças ao verem a animação, simplesmente surtaram (o que fez com que o comercial passasse a ser exibido somente após as 21 horas). Abaixo, o comercial original - AVISO: extremamente não recomendado para menores de idade e pessoas sensíveis. Veja por sua conta e risco!



Segundo o site Omelete, o tom ainda foi amainado - pois a intenção original era mostrar smurfs destroçados, aos pedaços. A mensagem final é: "Não deixe a guerra afetar as vidas de crianças".

Qual a sua opinião sobre a abordagem da Unicef?

Ah, e como todo vídeo polêmico, este também não podia deixar de ter uma versão produzida por fãs. Abaixo, um mix do original produzido pela Unicef, com personagens do anime ROBOTECH:


Uma paródia do desenho Family Guy...



E, para encerrar, a paródia cafajeste do Frango Robô, do bloco Adult Swin (Cartoon Network):



A seguir: SMURFS - Os brinquedos, os personagens.

Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google