Sunday, September 17, 2006

ADULT SWIN - FRANGO ROBÔ - sonho de consumo :seu hobby como profissão

Mission Hill - bom entre os ruins

Eu não consigo gostar do bloco de desenhos (supostamente adultos) do Cartoon Network, o Adult Swin. Embora ele tenha algumas pérolas como Mission Hill e Filmes Caseiros, tem também idéias mal aproveitadas como Homem-Pássaro e Laboratório Submarino 2021, e coisas toscas - no péssimo sentido da expressão - como Aqua-Teen, Esquadrão Força Total. Ai, o que acontece? No saldo final, o material sem-graça acaba soterrando o que realmente vale a pena e me convencendo a nem sintonizar o canal.

Quando vi os trailers com as animações que fariam parte do segmento, até achei que isso poderia resultar em algo interessante - Homem-Pássaro como um advogado criminal? E tendo que atender a personagens de desenhos animados como Scooby-Doo, Fred Flintstone e Chefe Apache? E uma nova geração, mas desta vez composta por um grupo incompetente, tomando conta do antigo Laboratório Submarino 2020? Isso tem de ser genial! Deve, no mínimo, se equiparar aos comerciais divertidíssimos que o CN costuma veicular eventualmente, tirando da cara de personagens como o Aquaman! Merece uma chance, pelo menos...


Aquaman em vinheta do CN - muito mais engraçado!

Porém, acabei me frustrando. Há vários momentos em que você simplesmente não sabe do que os personagens estão falando. E algunas piadas são tão pobres, mas tão pobres, que você até começa a cogitar que o Zorra Total e a Praça é Nossa não possam ser tão ruins assim.

O desenho chamado Aqua-Teen, Esquadrão Força-Total, que conta a história de uma almondêga, um milk-shake e um pacote de batatas fritas gigantes, consegue ser o pior. Muita gente fala que as tramas e os diálogos são nonsense - mas, ainda que o sejam, o que me interessa é que pelo menos tenham graça. E o papo furado dos personagens passa longe de qualquer coisa que se assemelhe a graça.

Ah, sim! Perdido pelo bloco Adult Swin, temos também o FRANGO-ROBÔ - tema deste post. Viu? Demorei mas cheguei lá...

SETH GREEN - VOCÊ JÁ OUVIU O NOME, VOCÊ JÁ VIU O CARA

Seth Green é uma figurinha facilmente reconhecida por quem curte filmes, séries e tudo mais que está relacionado à cultura nerd. O cara já foi o lobisomen bonzinho da série Buffy, o filho renegado do Dr. Evil em Austin Powers, é dublador da série Family Guy e agora também é escritor de uma série em quadrinhos chamada "The Freshmen". O que você talvez ainda não saiba, é que o rapaz é fissurado por action figures. E é produtor do programa FRANGO-ROBÔ , do Adult Swin - onde os toys são as próprias estrelas.

A série utiliza bonequinhos dos mais variados tipos e tamanhos, que são utilizados para satirizar desde personalidades como Michael Moore e Michael Jackson até Tartarugas Ninjas e He-man. A técnica utilizada é o stop-motion - a mesma de produções como "O Estranho Mundo de Jack", de Tim Burton. O resultado, embora não tão engraçado quanto possa parecer, tem lá algumas idéias inspiradas - mas não redimem o desperdício da boa sacada em que se fundamenta FRANGO-ROBÔ. Assim como outras produções do bloco Adult Swin, é mais uma boa idéia com realização ruim.

Em uma matéria do The New York Times, traduzida pelo portal UOL e postado nesta data, é traçado um rápido perfil do geek e de seu Robot-Chicken. Recomendado para os fãs e os não-fãs (meu caso). Vale pelo menos como curiosidade.




Uma das poucas esquetes que achei divertidas

Opiniões a parte, vale ressaltar que FRANGO-ROBÔ está entre as séries mais vistas do bloco adulto do Cartoon Network nos Estados Unidos. Gostando ou não do trabalho, é impossível ignorá-lo. Abaixo, algumas fotos do programa.



Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google