Tuesday, September 05, 2006

MASTERS OF THE UNIVERSE - o desenho animado clássico


BLOG

A idéia principal deste blog é produzir notas ou matérias curtas, de modo que informem sem cansar o leitor. Os motes são temas de meu interesse, claro. Mas ainda assim gostaria de saber a opinião de quem acompanha. Por isso, convido os visitantes a votarem nas pesquisas que, eventualmente, farei aqui. Aproveito para esclarecer que podem ocorrer erros ou incorreções acidentais - mas que serão acertadas sempre que percebidas, como no caso da notinha sobre o desenho do Plasticman (tido a princípio como boato mas confirmado mais tarde pelo Universo HQ).

Tenho preocupação em informar, mas sempre pesquisando e me embasando em alguma (geralmente várias) fonte(s).

MASTERS OF THE UNIVERSE - MOTU




O desenho possui 3 encarnações: a versão clássica oitentista, a futurista e o reload 2000, baseado na série original e "recém" cancelada - para lamento de toda uma legião de fãs. Falarei separadamente de cada uma delas, começando pela - óbvia - primeira série.

He-man and the Masters of the Universe começou primeiro como uma bem sucedida linha de brinquedos, lançada pela MATTEL em 81/82. E foi procurando incrementar as vendas, que a empresa encomendou para a Filmation (o estúdio que produzia os comerciais promocionais), uma série animada - sem, no entanto, maiores pretensões.

A produtora contava com futuros talentos do mundo dos quadrinhos e da televisão - como Paul Dini ( gênio criador por trás da séries animadas do Batman e Liga da Justiça Sem Limites/Unlimited ) e J. Michael Stracyzinski ( da série sci-fi Babylon 5 e escritor do Homem-Aranha), ansiosos por mostrar trabalho e se projetar no mercado.

Duas temporadas foram criadas, totalizando 130 episódios - transmitidos entre 83 e 85.

Embora contasse com uma animação pífia e bem limitada em praticamente todos os aspectos - quem não se recorda das eternas repetições de closes, corridas ou cenários? - He-man, o desenho, foi um sucesso. E isso se deve, em grande parte, aos escritores, com destaque para Paul Dini - que mesmo dentro das claras limitações que He-man apresentava, aproveitava para explorar nos roteiros, os aspectos humanos dos personagens (o que hoje pode ser comum, mas para uma época tomada pelos desenhos repetitivos e ralos da Hanna Barbera, foi algo bem acima da média), dando alguma profundidade psicológia a heróis e vilões aparentemente bem esquemáticos.


MOTU quebrou várias barreiras, inclusive a da censura gringa. Afinal, apresentava pela primeira vez em muito tempo, um herói BEM "fora dos padrões" vigentes permitidos :musculoso, vestido em uma sunga e armado (e tudo isso num mero "desenho voltado para o público infantil!). No aspecto comercial, foi bem além também - pois o desenho estava intimamente conectado com uma linha de brinquedos (o que gerou bastante controvérsia, inclusive no Reino Unido, onde foi proibida a exibição de comerciais dos toys antes, durante e depois das trasmissões).

Serviu, para o bem e para o mal, como molde para outras séries no esquema animação/linha de brinquedos - como ThunderCats, Comandos em Ação e Transformers.

E o sucesso de Masters of the Universe também foi responsável por seu fracasso, anos mais tarde. Em pouco tempo, sua fórmula de venda foi assimilada pela concorrência, e o mercado inundado por similares com a mesma abordagem - o que resultou num cansaço e desgaste da fórmula.Acima, foto da terrível adaptação para cinema.

Curiosidades e boatos

- A linha de brinquedos seria uma remodelagem em cima de outro conceito: action figures baseadas no filme Conan, o Bárbaro - com Arnold Schwarzenegger. O medo do fracasso comercial, já que os toys seriam derivados de uma película violenta, sexual e nada familiar, teriam desencorajado a produção, já que o foco era um público infantil. A transformação teria resultado no que seria mais tarde a série MOTU.

- A Filmation é também responsável por desenhos animados como Supermouse(78) e Tom e Jerry (80).

- As lições de moral que sempre encerravam os desenhos não estavam ali por acaso (serviam para amenizar a polêmica consumista gerada pelos "vínculos carnais" entre vendas de brinquedos/animação).

Para aqueles que desejam se aprofundar na história da série animada, recomendo a Wikipedia . É um bom ponto de partida, mas é bom e necessário que se cruzem os dados com outras fontes de referência - foi exatamente o que fiz.

Sobre as imagens aleatórias postadas - são estudos feitos pelos desenhistas da Filmation para referência.

Procurando pelas temporadas do desenho do He-man? Faça uma pesquisa e compare os preços nas lojas virtuais, clicando aqui.
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google