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A idéia principal deste blog é produzir notas ou matérias curtas, de modo que informem sem cansar o leitor. Os motes são temas de meu interesse, claro. Mas ainda assim gostaria de saber a opinião de quem acompanha. Por isso, convido os visitantes a votarem nas pesquisas que, eventualmente, farei aqui. Aproveito para esclarecer que podem ocorrer erros ou incorreções acidentais - mas que serão acertadas sempre que percebidas, como no caso da notinha sobre o desenho do Plasticman (tido a princípio como boato mas confirmado mais tarde pelo Universo HQ).
Tenho preocupação em informar, mas sempre pesquisando e me embasando em alguma (geralmente várias) fonte(s).
MASTERS OF THE UNIVERSE - MOTU

O desenho possui 3 encarnações: a versão clássica oitentista, a futurista e o reload 2000, baseado na série original e "recém" cancelada - para lamento de toda uma legião de fãs. Falarei separadamente de cada uma delas, começando pela - óbvia - primeira série.
 He-man and the Masters of the Universe começou primeiro como uma bem sucedida linha de brinquedos, lançada pela MATTEL em 81/82. E foi procurando incrementar as vendas, que a empresa encomendou para a Filmation (o estúdio que produzia os comerciais promocionais), uma série animada - sem, no entanto, maiores pretensões.
He-man and the Masters of the Universe começou primeiro como uma bem sucedida linha de brinquedos, lançada pela MATTEL em 81/82. E foi procurando incrementar as vendas, que a empresa encomendou para a Filmation (o estúdio que produzia os comerciais promocionais), uma série animada - sem, no entanto, maiores pretensões.
A produtora contava com futuros talentos do mundo dos quadrinhos e da televisão - como Paul Dini ( gênio criador por trás da séries animadas do Batman e Liga da Justiça Sem Limites/Unlimited ) e J. Michael Stracyzinski ( da série sci-fi Babylon 5 e escritor do Homem-Aranha), ansiosos por mostrar trabalho e se projetar no mercado.
Duas temporadas foram criadas, totalizando 130 episódios - transmitidos entre 83 e 85.
Embora contasse com uma animação pífia e bem limitada em praticamente todos os aspectos - quem não se recorda das eternas repetições de closes, corridas ou cenários? - He-man, o desenho, foi um sucesso. E isso se deve, em grande parte, aos escritores, com destaque para Paul Dini - que mesmo dentro das claras limitações que He-man apresentava, aproveitava para explorar nos roteiros, os aspectos humanos dos personagens (o que hoje pode ser comum, mas para uma época tomada pelos desenhos repetitivos e ralos da Hanna Barbera, foi algo bem acima da média), dando alguma profundidade psicológia a heróis e vilões aparentemente bem esquemáticos.

MOTU quebrou várias barreiras, inclusive a da censura gringa. Afinal, apresentava pela primeira vez em muito tempo, um herói BEM "fora dos padrões" vigentes permitidos :musculoso, vestido em uma sunga e armado (e tudo isso num mero "desenho voltado para o público infantil!). No aspecto comercial, foi bem além também - pois o desenho estava intimamente conectado com uma linha de brinquedos (o que gerou bastante controvérsia, inclusive no Reino Unido, onde foi proibida a exibição de comerciais dos toys antes, durante e depois das trasmissões).
Serviu, para o bem e para o mal, como molde para outras séries no esquema animação/linha de brinquedos - como ThunderCats, Comandos em Ação e Transformers.
E o sucesso de Masters of the Universe também foi responsável por seu fracasso, anos mais tarde. Em pouco tempo, sua fórmula de venda foi assimilada pela concorrência, e o mercado  inundado por similares com a mesma abordagem - o que resultou num cansaço e desgaste da fórmula. Acima, foto da terrível adaptação para cinema.
Acima, foto da terrível adaptação para cinema.
 Acima, foto da terrível adaptação para cinema.
Acima, foto da terrível adaptação para cinema.Curiosidades e boatos
- A linha de brinquedos seria uma remodelagem em cima de outro conceito: action figures baseadas no filme Conan, o Bárbaro - com Arnold Schwarzenegger. O medo do fracasso comercial, já que os toys seriam derivados de uma película violenta, sexual e nada familiar, teriam desencorajado a produção, já que o foco era um público infantil. A transformação teria resultado no que seria mais tarde a série MOTU.
- A Filmation é também responsável por desenhos animados como Supermouse(78) e Tom e Jerry (80).
- As lições de moral que sempre encerravam os desenhos não estavam ali por acaso (serviam para amenizar a polêmica consumista gerada pelos "vínculos carnais" entre vendas de brinquedos/animação).
Para aqueles que desejam se aprofundar na história da série animada, recomendo a Wikipedia . É um bom ponto de partida, mas é bom e necessário que se cruzem os dados com outras fontes de referência - foi exatamente o que fiz.
Sobre as imagens aleatórias postadas - são estudos feitos pelos desenhistas da Filmation para referência.
Procurando pelas temporadas do desenho do He-man? Faça uma pesquisa e compare os preços nas lojas virtuais, clicando aqui.
- As lições de moral que sempre encerravam os desenhos não estavam ali por acaso (serviam para amenizar a polêmica consumista gerada pelos "vínculos carnais" entre vendas de brinquedos/animação).
Para aqueles que desejam se aprofundar na história da série animada, recomendo a Wikipedia . É um bom ponto de partida, mas é bom e necessário que se cruzem os dados com outras fontes de referência - foi exatamente o que fiz.
Sobre as imagens aleatórias postadas - são estudos feitos pelos desenhistas da Filmation para referência.
Procurando pelas temporadas do desenho do He-man? Faça uma pesquisa e compare os preços nas lojas virtuais, clicando aqui.
 









