Saturday, September 02, 2006

CONRAD EDITORA - VAGABOND - Cancelamento e falta de respeito com os leitores


A última edição de VAGABOND - faltou só um nariz de palhaço vir encartado

Você é um fiel comprador de VAGABOND? Se sim, é melhor se segurar pois a Conrad acaba de nos dar um presente de grego. Ontem, ao ir até a banca comprar o último número (edição 44), o dono me disse: olha só a surpresa que vem dentro do mangá.

Num papelzinho encartado solto, vinham os dizeres que agora reproduzo a partir do site da Conrad:
foto tirada do encarte original (desculpem mas não sou especialista em fotografar)

Comunicado aos leitores de Vagabond


A Conrad publica o mangá Vagabond de Takehiko Inoue há mais de quatro anos. O mangá em formato standard está no número 44.

Em 2005, lançamos a edição definitiva desse mangá: uma versão luxuosa com papel pólen, sobrecapa e formato maior. Com lançamentos bimestrais, esta coleção está no 8° volume e já ganhou prêmios, conquistou os fãs e o próprio Takehiko Inoue.

A Conrad decidiu suspender a publicação dos mangás no formato standard e, a partir de agora, apenas as edições definitivas serão lançadas no Brasil.

Essa decisão foi tomada em conjunto com o próprio autor. A coleção definitiva vai sincronizar a periodicidade das publicações brasileira e japonesa, evitando assim problemas de interrupção na publicação da série. Um livro da edição definitiva equivale a dois mangás da versão standard. O material inédito que Takehiko Inoue publica no Japão vai chegar ao Brasil assim que for lançado por lá.

Em respeito aos fãs, os próximos números inéditos de Vagabond serão lançados somente na edição definitiva número 23, equivalente aos mangás 45 e 46 da versão standard, com previsão de lançamento em março de 2007. Os próximos volumes, 24 e 25, estão programados para julho e novembro de 2007, respectivamente.

Se você coleciona a coleção definitiva de Vagabond, já pode comprar o número 8. Se você ainda não coleciona, ou perdeu algum número, você pode comprar em nossa loja virtual.


Acima, o flash da minha máquina não ajudou - mas é este o encarte reproduzido aqui

Há alguns anos eu já vinha deixando de lado os mangás, e Vagabond era um dos únicos que ainda acompanhava - mesmo achando que havia muita enrolação em vários momentos, tenho alguns "arcos" favoritos. Quando lançaram o novo formato da série, achei um absurdo mas até entendi. Afinal, isso seria voltado para outro "público" - o preço já me jogava isso na cara. Mas agora começo a entender onde eles queriam chegar.

Estou juntando minha coleção e ainda pensando se irei queimá-la mesmo ou vender só pra amenizar o prejuízo - será que todos os 44 números valem mais que um real, agora?

Pergunta que não quer calar - para aqueles que possuem internet ou estão sempre de olho em sites sobre quadrinhos, até que não é muito difícil ficar sabendo da notícia ANTES. Mas...para quem só compra o mangá, o informe vem SOLTO - não há editorial nas páginas do próprio mangá, nem nenhuma notinha na capa ou nas últimas páginas informando sobre o cancelamento.

Fica a dúvida: como fica o leitor que só ao chegar em casa vai notar aquela papeleta dentro da revista , sobre o fim da publicação? - será que ele realmente teria comprado aquela última edição se soubesse do fato antes?
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google