Friday, September 22, 2006

JAYCE AND THE WHEELED WARRIORS - da série: clássicos (esquecidos) dos anos 80

O nome da animação era "Jayce and the Wheeled Warriors". Ou "Jayce e os Guerreiros do Espaço", como ficou conhecido no Brasil.

Mas tanto faz eu dizer o nome porque a maioria esmagadora das pessoas não vai se lembrar - aliás, como eu mesmo também não me lembrava há alguns anos atrás, na era pré-internet.

Provavelmente o máximo que você deve se recordar é de um "desenho, estilo anime" que passava nas tardes perdidas do SBT - ou seria nas da Manchete? - em que um bando de gente esquisita, em carros estranhos, brigava com um povo (planta) ainda mais estranho, sabe-se lá por qual motivo. Pois bem, o objetivo deste post é iluminar sua memória falando um pouco deste clássico esquecido por nossa geração.

Minha esperança é que depois desta introdução exagerada e enaltecedora, e ao final deste arremedo de matéria, você realmente se convença de que Jayce é mesmo um clássico.

Caso não se convença, esqueça o que viu aqui e cada um segue sua vida, ok? :)

INTRODUÇÃO RASTEIRA

O desenho foi ao ar em 16 de Setembro de 1985, e sua produção tinha como objetivo promover uma nova linha de brinquedos da MATTEL - uma fórmula iniciada com HE-MAN e que vivia seu boom naquela década. Produzido pela Sabban Entertainment para a Dic Entertainment, foi dirigido por um estúdio japonês,(não creditado). Foram criados apenas 65 episódios de meia hora cada, que foram exibidos nos Estados Unidos pela USA Network, num run que terminou em 13 de Dezembro do mesmo ano de lançamento.

A série tinha textos de escritores franceses e produção de um ilustre conhecido das platéias atuais: J. Michael Straczynski - criador de Babylon 5 e atual escritor de várias séries em quadrinhos de sucesso, como Homem-Aranha e Poder Supremo.

A HISTÓRIA

" Jayce e os Guerreiros do Espaço " era um mix de tudo que agradava as audiências daquele período: tinha toques de fantasia, magia, ficção científica e máquinas na linha "transformers". Ou seja, seguia bem de perto a fórmula que consagrou dezenas de desenhos concorrentes.

O foco da série era a busca de Jayce por seu pai, entremeada pelas aventuras vividas durante esta cruzada - em que ele aproveitava para salvar mundos do controle de Saw Boss, o vilão do programa. Porém, o herói, não estava sozinho nesta empreitada. Para auxiliá-lo, ele contava com o apoio da "Lighting League", composta pelo mago e mentor de Jayce, Gillian; Herc Stormsailor, pirata intergaláctico e piloto da nave espacial "Pride of the Skies II", base do grupo; Oon, armadura viva e eterno servo de Audric e seu filho; Flora, a "menina flor" e Brock, seu peixe voador de estimação.

Audric, pai do protagonista, é botânico e foi o responsável pela criação de dois personagens importantes da série, resultantes de seus experimentos com biotecnologia : Flora,(jovem criada a partir de uma flor, possui poderes telepáticos, pode conversar com animais e sentir a presença dos "Monster Minds") e Saw Boss, o vilão principal - na verdade uma planta que desenvolveu consciência e controle sobre outras de sua espécie. Além de chefe dos "Monster Minds", ainda possui poderes psíquicos como clarividência e o controle do teletransporte de sua base, (o antigo laboratório de Audric, corrompido por sua criação e transformado em fortaleza).

Pai e filho dividem a arma que, quando reunida, pode destruir o vilão e seu séquito vegetal/tecnológico: a "magic root" (raíz mágica) - entretanto, não fica muito claro no desenho o por quê dela possuir tal poder.







OS BRINQUEDOS

Embora o enredo pareça uma salada, funcionava muito bem na telinha.

O fracasso da animação tem a ver com o momento de seu lançamento e não com qualidade: num período em que contávamos com Transformers, Comandos em Ação, Masters of the Universe e tantos outros brigando por nossos corações e mentes, os mais "fracos" não sobreviviam além da primeira temporada - ou até menos.

Mas os brinquedos também tiveram um grande peso nesta equação.

As batalhas entre o bem e o mal é o que justificavam a razão de ser de "Jayce and the Wheeled Warriors"; travadas por veículos/plantas, heróis e vilões tinham seus respectivos modelos reproduzidos pela linha de brinquedos da MATTEL. Porém, o que se via na telinha, ironicamente era muito mais empolgante do que a versão a venda nas lojas.

Lançados antes da animação, os toys vinham em caixas que não faziam referências aos personagens da série, dificultando sua identificação e criando uma falta de empatia com o público - os pilotos, tanto vilões quanto mocinhos, eram bonecos genéricos...ou seja, frustrante para quem queria um Jayce como motorista, ou mesmo atropelar o mala do Oon.

Para piorar, os veículos vinham com dezenas de peças intercambiáveis - que, se por um lado davam imensa liberdade criativa para customização de seu próprio carrinho, também aumentava e muito a chance de se perder uma das peças. Mesmo com um visual de encher os olhos, esta série de equívocos contribuiu para o encerramento da produção, e consequentemente do desenho animado.

O mais lamentável disso tudo é que o episódio nr. 65 não coloca um ponto final na história de Jayce - é apenas um gancho para uma versão em filme que, devido ao fracasso comercial dos toys, nunca foi realizado.

CURIOSIDADE ALEATÓRIA

No dia 14 de Setembro de 1985, apenas dois dias antes da estréia de Jayce na tv, estreava também a série WUZZLES pela rede CBS - outro desenho que podemos classificar como um clássico dos esquecidos. A animação dos estúdios Disney teve sua premiére simultânea à de outra série mais conhecida (do mesmo estúdio) : The Adventures of the Gummi Bears"- pela rede NBC. O grande sucesso dos Gummi abreviou a produção dos Wuzzles - que só tiveram 13 episódios produzidos. No Brasil, ambos os desenhos foram exibidos no extinto show da xuxa.



Será possível que só eu lembro deste desenho???
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google