Wednesday, September 13, 2006

DC COMICS NO BRASIL - sai PANINI, entra PIXEL MEDIA


Sim, é exatamente isso que você leu! A nova casa da DC no Brasil será a Pixel Media. Em nota no site Universo HQ , é dada como certa a saída da Distinta Concorrência para a editora novata, que há pouco tempo levou também Spawn para seu lado ( um título que era publicado há mais de uma década pela Editora Abril, que com isso renunciou em definitivo aos quadrinhos heróicos) . Embora não seja revelada a fonte na matéria, e nenhum dos dois lados queira comentar, acredito que a notícia seja quente. Pelos fóruns de quadrinhos brasileiros, já se comentava isso antes até do UHQ dar o "furo".

Vale lembrar que "boatos" passados, como a atitude da Abril em transformar toda a linha de formatinhos no polêmico formato Premium, e a entrada da Panini no mercado de super-heróis nacional, também surgiram como meras fagulhas pela rede. E deu no que deu.

Com a consumação da separação, teremos pela primeira vez em mais de vinte anos uma verdadeira concorrência entre as editoras - e tenho fé que a Pixel não decepcionará os leitores. Uma boa pista do que pode vir por aí é o tratamento que foi dado a Spawn. Manteve-se na medida do possível fidelidade ao modo como a Abril publicava anteriormente o título - ocorrendo até uma pequena redução de preço.

Alguns dados curiosos saltaram no meio destes boatos, e listei alguns que achei mais coerentes ou interessantes logo abaixo.

AVISO IMPORTANTE: aqui começa a especulação. Até o momento, nenhum editor ou site confiável deu mais dados concretos sobre a DC na Pixel. Leia, mas tendo isto em mente antes de sair dizendo por aí que é tudo fato consumado.



- A Abril teria estado no páreo pela DC também: pois é, quem lembra do pesadelo do Planeta DC, em que a editora soltou formatinhos em papel ordinário, ou mesmo da suposta postura em não lançar mais nada relacionado a heróis ou equivalentes, deve ter ficado de boca aberta como eu. Pelo jeito, a Panini provou com gosto e maior competência que há público leitor considerável para o nicho - e que gere lucro interessante, o mesmo que a Abril alegava já não ter e usava como justificativa para todas suas mudanças malucas.

- A PIXEL Media ganhou a concorrência porque prometeu mais títulos: seriam a princípio SEIS títulos, com um sétimo a depender do desempenho das vendas. E a Pixel faria em maior escala, o que a Panini já fazia com a Marvel - teste de títulos, para sentir a aceitação dos leitores (você pensou em Fugitivos e pocket Panini? Pois é, eu também).

- A DC está sendo distribuída pela Planeta de Agostini, não mais pela Character: a nova distribuidora é rival direta da Panini na Europa...portanto, é lógico e natural que queira a DC entrando de sola na cara da Marvel. Ainda mais com uma proposta tentadora como "teria" sido a da PIXEL.

- Alguns dos prováveis novos títulos seriam: SUPERMAN, BATMAN, LIGA DA JUSTIÇA E NOVOS TITÃS: mas haveria alteração nos mixes - para mim, uma notícia que se for concretizada, já me faria voltar imediatamente a comprar novamente algumas destas séries. Os outros poderiam ser LANTERNA VERDE E ARQUEIRO VERDE e...SOCIEDADE DA JUSTIÇA. Se isso não for vendável, o que seria? ;)

Caso os leitores tenham mais informações, ou alguma correção ou complementação a fazer, fiquem a vontade para me contatar.





Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google