Monday, September 18, 2006

MASTERS OF THE UNIVERSE - as novas aventuras de he-man


Dando suposto prosseguimento à série clássica de HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE , The New Adventures of He-Man tinha um tom completamente diferente de sua versão original - tom este que foi decisivo para o fracasso absoluto da nova animação. Produzido por outro estúdio, a Jetlag Productions, o programa estreou na televisão em 1990, tendo como objetivo principal promover outra linha de brinquedos do herói, lançada pela Mattel no ano anterior.

He-Man em sua versão futurista

A trama do novo desenho jogava He-Man e Esqueleto no futuro. Convocado pelos Guardiões Galácticos do Sistema Solar Triax, a missão do herói era defender o planeta Primus e todo o Universo, da horda de mutantes do mundo de Denebria - planeta irmão de Primus. Enquanto de um lado nosso protagonista contava com o apoio de um time de guardiões, do outro os vilões tinham como grande aliado o nosso velho amigo, Esqueleto.

Hydron - um dos Guardiões e aliado de He-Man

A série tinha pelo menos dois pontos positivos:

1)
Uma forte continuidade, em contraponto à sua versão clássica - onde não temos um episódio "zero", nem um final apropriado para a história (há dois arco
s com cinco episódios, e ainda um último com seis, levando ao final da série)
2) Um argumento melhor trabalhado, que fugia bastante das fórmulas limitadas da Filmation, criadora da franquia, garantindo um tom mais complexo e menos infantil.

Brakk - mutante maligno roxo

O que realmente frustrou os planos de New Adventures, levando ao seu rápido e prematuro cancelamento em 1991 (após míseros 65 episódios), foi um erro que sempre acomete grande parte das releituras de desenhos cultuados: esquecer de agradar seus antigos fãs.

Me lembro de assisir com frequência este desenho, quando criança, e uma das minhas principais decepções foi constatar que o elenco original ficou reduzido ao He-man, ao Esqueleto e a Feiticeira - com eventuais aparições do Rei Randor, Rainha Marlena e Teela. Nada de Maligna, Aríete ou Gato Guerreiro. Ignorar um cast de apoio tão carismático foi um erro fatal...

Mas outros fatores como o tom sci-fi e a descaracterização dos personagens remanescentes também tiveram seu peso. Fico imaginando o que passou pelas cabeças de quem idealizou a série...


CURIOSIDADE

Uma nova temporada teria como mote o retorno de He-Man e Esqueleto à Etérnia, onde se reuniriam a seus antigos aliados (em novas versões, claro!). Porém, o Reino seria agora governado com mão de ferro pelo ditador... MENTOR! (Man-at-Arms) - agora, do lado negro da força.


Abertura - nada mal mas podia ser melhorada

ENCERRANDO...

Um link que achei interessante pelo menos mencionar, é o do site tv.com . Nele você poderá encontrar um guia completo dos personagens do desenho aqui comentado. Assim que possível, farei o último post desta série, enfocando a mais nova e bem produzida versão de HE-MAN.



Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google