Tuesday, October 17, 2006

SUPERAMIGOS - Curiosidades, introdução para leigos, JLU e ótima dica de site sobre a linha de brinquedos


Abertura do desenho dos Superamigos

Quem assiste ao desenho da Liga da Justiça Sem Limites e viveu a infância nos anos 80, associa de imediato: esta é a nova e definitiva versão dos Superamigos.

Melhor animada, com histórias menos esculachadas mas mantendo o tom divertido, a série ainda atualizou os heróis e vilões clássicos da DC para a TV - incluindo diversos personagens ausentes da primeira incursão da equipe na telinha. Pra oficilizar o tom de homenagem, ainda conseguiram colocar a Legião do Mal na última temporada, com direito até a uma base descaradamente inspirada no "capacete" da antiga Legião! A série de brinquedos da fase UNLIMITED, iniciada alguns anos atrás, foi o que faltava para que os nostálgicos que colecionaram os "SuperPowers", voltassem a carga, comprando agora sua versão contemporânea. Foi a cereja que faltava no bolo deste "revival".

SUPERAMIGOS - que raio de equipe era essa? (resumo para novatos)

O desenho dos Superamigos foi frequentador assíduo da programação oitentista matutina da Rede Globo. Com versões que atravessaram os anos de 1973 a 1986, a animação foi produzida pelos estúdios da Hanna-Barbera, sendo uma versão para a TV da mais famosa equipe da editora DC Comics: a Liga da Justiça da América. A primeira encarnação da série trazia uma equipe formada por Superman, Batman, Robin, Mulher-Maravilha e Aquaman. Os sidekicks desta fase,(os obrigatórios parceiros mirins) eram os irmãos sem poderes Marvin e Wendy mais o cachorro WonderDog (Super-Cão, por aqui). Algumas temporadas depois, substituindo o trio como alívio cômico, vieram os Super-Gêmeos Zan e Jayna mais o macaco espacial Gleek.

Os vilões genéricos das primeiras produções foram sendo substituídos, com o tempo, pelos medalhões do mal do DCU. Apenas com "Challenge of SuperFriends", no final dos anos 80, é que viria a estréia da Legião do Mal (Legion of Doom). A idéia da equipe era reunir no mesmo grupo os principais inimigos dos Superamigos - numa espécie de "anti-liga". Os membros do clube eram 13: Lex Luthor, Bizarro, Manta Negra, Brainiac, Capitão Frio, Cheeta, Salomão Grande, Gorila Grodd, Giganta, Charada, Espantalho, Sinestro e Mestre dos Brinquedos.


O surgimento da Legião em JLU

Embora muito fã torça o nariz, a Hanna-Barbera acabou criando também personagens originais para o desenho: Chefe Apache, Vulcão Negro, El Dorado e Samurai. Com uma intenção equivocada de criar "variedade étnica" na formação da equipe de heróis gringos, eram membros estereotipados, presentes só pra dar "equilíbrio" cultural à Liga (Power Rangers teve uma boa escola). Meio toscos, claro - mas por isso mesmo, se tornaram cults. Tanto que há até uma homenagem aos heróis num episódio de JLU.

Intitulado "Ultimatum", nele temos uma equipe concorrente à Liga, formada por membros com poderes análogos ao dos personagens criados pela HB - assim, há contra-partes dos Super-Gêmeos, Vulcão Negro, Mandarim e Chefe Apache (fomos poupados de uma terrível versão para o El Dorado). Do lado da Liga da Justiça, colocaram Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Aquaman - ou seja: a composição clássica dos SuperAmigos. O nome do grupo de "clones" é "Ultimen", e são empresariados por um tal de Maxwell Lord (conhecem?;). Além de uma homenagem bacana, o capítulo ajuda a compreender um pouco a trama principal da primeira temporada...


A estréia dos Ultimen - por que ainda não saíram na linha de brinquedos?

A formação dos Ultimen: Long Shadow (Chefe Apache); Juice (Vulcão Negro); Wind Dragon (Samurai); Shifter e Downpour (Jayna e Zan, dos super-gêmeos).

SUPERPOWERS, os brinquedos - para quem até hoje não faz idéia sobre o que foi lançado ou não...

Se a linha de bonequinhos da Liga da Justiça Sem Limites é o sonho dos adultos de hoje, a dos SuperPowers era o sonho das crianças de ontem. Um site MUITO completo, se não o mais completo, sobre a série de action figures dos personagens da animação, pertence ao Action Figure Insider. O responsável, Jason Geyer, conseguiu juntar fotos e sketches raras tanto de material lançado pela Kenner, quanto de inéditos. É uma fonte ótima de informação para colecionadores mas exige um bom conhecimento de inglês para aproveitar... clique aqui e leia o que o rapaz conseguiu inventariar!

Se você quer ler mais matérias sobre a LIGA DA JUSTIÇA, veja minha seção especial.

Se quiser pesquisar os bonequinhos da Liga, compare preços dos toys clicando no link.

Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google