Tuesday, October 10, 2006

YOUTUBE - Google amplia seu plano de dominação mundial cool...(bônus: super-sentai vídeos!)

Se você ainda não conhece o youtube, é porque nunca usou internet. Portanto as próximas linhas não terão impacto algum em sua vida. Faça um favor para si mesmo e pule este post - você não sabe o que é post, desculpe! - de modo a economizar alguns minutos de sua existência. Já se você sabe o que significa o termo, continue (mesmo que possivelmente você já tenha lido esta notícia em sites mais famosos e maiores. Por quê? APOIO, cara! Dê um apoio aos primos pobres!).

Nesta segunda-feira, dia 09 de Outubro, o Google deu mais um passo rumo a seu plano de dominação global (virtual, por enquanto), levando para casa o serviço mais popular de vídeo da internet, o Youtube. Um detalhe interessante: embora o site de busca tenha uma ferramenta semelhante, (o Google Vídeo) nunca conseguiu chegar nem perto do sucesso estrondoso de seu antigo concorrente - eu mesmo desconhecia a existência do distinto.

Fundado no ano passado, o Youtube é ainda é um mico. Com um prejuízo na casa do meio milhão de dólares por mês, o site ainda não descobriu uma maneira de se viabilizar comercialmente sem espantar seu público ou mudar a fórmula que o conquistou. O que começou como um projeto de garagem, só se manteve longe da falência graças aos aportes de uma empresa especialista em capital de risco, a Sequóia - que até então tinha jogado quase 12 milhões de verdinhas na jogada, e saiu lucrando desta aposta.

Quem acompanhou idéias ótimas como a do Napster virarem pó instantâneo após uma toneladas de processos, enxerga no site de vídeos um potencial semelhante. Porém, uma atitude diferente tem norteado a empresa neste sentido. Através de vários acordos com canais de tv e gravadoras, o youtube tem conseguido manter controlada a questão dos direitos autorais - pagando comissões e regularizando o que é colocado em suas páginas, com uma monitoração constante do que é disponibilizado pelos usuários.

Acredito que o Google, que tem uma equipe realmente criativa, tenha o potencial necessário para explorar o youtube de modo lucrativo. Mas não sei se o mercado dará esta chance para a empresa...

Como usuário habitual do serviço, minha crítica é uma só: a lentidão - antes eventual, vêm se tornando uma regra. Alguns vídeos, mesmo depois de carregados, ficam dando pau na hora da exibição.

Em uma demonstração espontânea de apoio ao youtube, estou postando abaixo uma sequência nostálgica de clipes com temática super-sentai (os clássicos seriados japoneses de nossa juventude). Sintam o cheiro de mofo:

Changeman - a abertura original


Changeman - a versão brasileira nunca exibida


Jaspion - a abertura original


Jaspion - a versão brasileira nunca exibida



Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google