Wednesday, December 20, 2006

MASTERS OF THE UNIVERSE - a nova versão da série clássica

E aqui começo a terceira parte da série de posts a respeito das séries animadas de He-man/Masters of the Universe - também conhecida como MOTU pelos fanáticos. Ainda retomarei o assunto, complementando com dados novos e fatos que tenham passado batido anteriormente. Na verdade minha intenção inicial era soltar um post mais completo, mas como isso exige um pouco mais de tempo, e eu já estava devendo esta "matéria" há séculos, resolvi postar logo e ir complementando aos poucos.

Portanto, fique de olho no pastel de vento!

HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE - uma releitura da série clássica

Em 2002, o Cartoon Network levou ao ar uma nova encarnação de MOTU.

Mais fiel ao original do que The New Adventures of He-man, esta versão conseguiu aprofundar os personagens e dar um toque mais realista às tramas - que seguiram inclusive uma cronologia melhor amarrada, em contraponto a quase inexistência deste elemento na série clássica. O visual de heróis e vilões ganhou um design mais dinâmico e bonito, inclusive na nova leva de action figures que chegou atrelada ao desenho - lançada pela mesma MATTEL, sedenta por um sucesso semelhante ao de 20 anos atrás, quando praticamente criou a dobradinha brinquedos pra vender/animação pra ver. E os toys ainda tinham um atrativo extra, que os tornou obrigatórios para qualquer fã : a modelagem ficou por conta dos lendários Four Horsemen.


O Four Horsemen Studios foi fundado por quatro talentosos escultores: Chris Dhalberg, Jim Preziosi, Eric Treadaway e Eric "Cornboy" Mayse. Todos saídos da McFarlane Toys e responsáveis por vários lançamentos de sucesso da empresa (The Crow, Chucky, Leatherface, etc). A linha MOTU, é apenas a mais conhecida parceria entre os 4H e a Mattel, mas os artistas colaboraram também em linhas mais populares como Hot Wheels e Harry Potter.

Produzido pela Mike Young Productions, a série contou com o apoio de Michael Halperin, responsável pela formulação do "guia" utilizado pela Filmation para criar o universo animado dos "mestres do universo" oitentista. Embora tenha havido afinco por parte da Mattel em agradar fãs antigos e trazer novos para a o novo seriado, foram produzidos apenas 39 episódios divididos em duas temporadas, num "run" que se encerrou no ano seguinte a da estréia, em 2003.

A estética levemente inspirada no estilo anime, na minha opinião, ficou bem equilibrada - valendo-se dos pontos positivos do estilo, sem cair na histeria de animações como Teen Titans. Foi um sopro bem-vindo e que conseguiu modernizar o seriado, numa linguagem visual mais atraente às novas audiências (você pode até detestar o estilo japonês-epidêmico que atacou os desenhos atuais, mas tem que convir que, quando bem dosado, tem suas vantagens).

A primeira temporada foi dominada por Esqueleto e o elenco de vilões clássicos, enquanto que a segunda trouxe os Snakemen. A terceira, infelizmente nunca produzida, traria a Horda e Hordak como antagonistas. Abaixo, a lista de episódios completa:

Primeira Temporada - 26 episódios (2002/2003)

The Beginning Part - arco em 3 episódios;
The Courage of Adam
Sky War
The Deep End
Lessons
Siren's Song
The Ties That Bind
Dragon's Brood
Turnabout
Mekaneck's Lament
Night of the Shadowbeasts
Underworld
The Mystery of Anwat Gar
The Monster Within
Roboto's Gambit
Trust
Orko's Garden
Buzz-Off's Pride
Snake Pit
The Island
The Sweet Smell of Victory
Separation
The Council of Evil - arco em duas partes;

Segunda Temporada - 13 episódios (2003)

The Last Stand
To Walk With Dragons
Out of the Past
Rise of the Snake Men - arco em 2 partes;
The Price of Deceit
Of Machines and Men
Second Skin
The Power of Grayskull
Web of Evil
Rattle of the Snake
History
Awaken the Serpent


Continua...
___

Quer perder mais preciosos minutos de sua existência?
Leia mais sobre o assunto clicando
nos links abaixo:

Primeira parte sobre MOTU.

Segunda parte sobre MOTU.

Brinquedos MOTU.

___


Abertura da nova série

Ainda procurando por bonecos da série?

Faça uma pesquisa comparativa de preços
e raspe o tacho nas lojas virtuais
clicando
AQUI.
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google