Tuesday, December 19, 2006

GASHAPON - Pseudo-Reviews : MARVEL HEROES série 4


E lá vamos nós para mais embromação. A receita é manjada: tirar do fundo do armário aquele brinquedo encostado, dar aquela espanada, tirar umas fotos de qualidade duvidosa e... PRONTO. Aí está, para apreciação da audiência mais um PSEUDO-REVIEW.

E novamente me dedico aos GASHAPONS.

Se você ainda não sabe o que é isso: clique aqui, aqui e aqui e só depois volte para este post - afinal, acho que já ficou cansativo sempre lascar uma introdução sobre o que é esse negócio... quem é leitor fiel sabe do que falo. Aos leigos no assunto, é só acessar os links acima. Sendo assim...

MARVEL HEROES - SÉRIE 4

A série de gashapons MARVEL HEROES é o extremo oposto de seu primo-pobre gringo, a terrível linha MARVEL FACTORY. Na verdade, as diferenças são tantas e tão gritantes, que algumas fotos já seriam o suficiente para convencer qualquer um da superioridade da série de miniaturas japonesa - mas, como dito acima, as tais imagens ficaram péssimas. Então vou facilitar para vocês e usar palavras para me embasar.

Produzidos pela BANDAI, estas miniaturas de PVC dos heróis Marvel possuem medidas semelhantes aos de seus rivais americanos - por volta de 8 ou 10 cm de altura - e também vêm em pacotes de peças avulsas para montar.

Os atrativos destas miniaturas são várias, mas destaco as seguintes:

- Facilidade de montagem, proporcionada pela simplicidade dos encaixes: raras são as vezes em que você se vê obrigado a "forçar" as peças a serem agregadas. Para mim, um claro sinal de maior cuidado na produção das mesmas. Inclusive, é tudo mais intuitivo na hora de juntar tudo, sem necessidade de - rídiculos - manuais;

- Poses dinâmicas e cenários sem muita poluição ou confusão visual: sempre digo que "menos é mais". O visual limpo dos gashapons dá um ar muito mais cool do que o extremo detalhismo doente dos MF. Você, logo de cara, entende o que está se passando no mini-set;

- Uma maior definição nas formas das esculturas: você sabe onde começa o braço do sr. Fantástico e onde acaba o cabelo, por exemplo. Um extremo oposto de fácil comparação e que ajuda a entender onde quero chegar: lembra do M.Factory do Motoqueiro Fantasma, comentado neste post? Lembra quando comentei que as chamas e a cabeça do camarada estão tão ligadas que ele mais parece uma caveira ruiva ao invés do Ghost Rider? - pois é, sabia que você ia entender onde eu queria chegar...

Os preços de conjuntos de gashapons variam bastante, e uma boa pesquisa de preços é recomendada antes de sair por aí comprando o primeiro set que lhe aparecer pela frente. Para quem não pode apelar para um conhecido que more no Japão, ou mesmo comprar via internet, tente dar uma rastreada em lojas especializadas em artigos de animes e mangás - onde é muito comum se achar gashapons diversos.

As fotos que ilustram este post são de ítens da minha coleção - que aliás, está incompleta. O conjunto conta ainda com Homem-de-Ferro, Fênix e Homem-Aranha. A série anterior, a terceira, tinha em sua lista Blade, Elektra, Gata-Negra, Psylocke, Homem-Aranha e Wolverine - em sua versão "Last Days", se a memória não me falha.

É interessante ver como algumas saídas simples podem agregar um tremendo valor ao colecionável. As chamas do Noturno e do Motoqueiro da MF, por exemplo, são foscas - deixando os efeitos "etéreos" prá lá de artificiais e deformando os heróis. Já no caso da Fênix e do Tocha-Humana dos gashapons da Bandai, a empresa espertamente usou um material translúcido para dar um toque realista aos toys - e, claro, acertou na mosca. Outra solução que achei perfeita e é muito comum neste tipo de brinquedo/miniatura, é a saída encontrada para colocar os bonequinhos em poses "soltas" no ar. O uso de varetas de plástico transparente, acopladas na miniatura e fincadas numa base, permite até girar o toy, alterando sua posição - vide fotos do Demolidor. Muito melhor do que usar uma quantidade gigantesca de material PVC e moldar em forma de fumaça, vento, ou coisa que o valha só pra poder suspender o indivíduo no ar.

Concluindo: mais um set de gashapons obrigatório em qualquer coleção, e que deverá agradar a marvetes E colecionadores em geral, por sua tremenda qualidade e óbvia superioridade perante seus "genéricos" americanos. É uma pena não ser um colecionável muito fácil de se conseguir. Mas creio que valha a pena o trabalho.

___



Procurando por bonecos Marvel?
Faça uma pesquisa de preços clicando aqui.

Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google