Saturday, September 30, 2006

MUSIC - bandas de um sucesso só - parte um

TOP TEN PASTEL DE VENTO

1) TWO PRINCES - SPIN DOCTORS :
esta música é de um álbum chamado Pocket Full of Kryptonite. Foi um dos meus primeiros discos de vinil, o qual ainda mantenho quase inteiro e guardado como relíquia. O single tocava em todo o lugar nos idos de 1993 - e a MTV passava o clip com tanta frequência que parecia ser mais uma vinheta da emissora, e não um vídeo de uma banda qualquer. Depois de alguns milhões de cópias vendidas, os caras sumiram por completo. Pessoalmente até achei bacana as outras faixas do disco aqui citado, mas nada que me marcasse tanto quanto "Two Princes". Uma matéria bacana mas meio velhinha, do site TERRA fala sobre o último álbum do Spin Doctors - Nice Talking to Me.



Curiosidade: uma das músicas do álbum Pocket Full of Kryptonite é Jimmy Olsen´s Blues - sim, a letra é uma comédia! ;)

2) IRIS - GO GO DOLLS : esta é bem manjada. Além de ter só um dígito de idade, ainda é trilha sonora do filme Cidade dos Anjos . Mesmo que você deteste o Nicholas Cage, a Meg Ryan ou filmes românticos, deve ter ouvido na marra a tal "Iris". Imagino inclusive que ela seja obrigatória para casamentos, formaturas e MICOS PAGOS do tipo "loucuras de amor" - e se não for, ainda vai ser. Mas de qualquer forma, estou no seleto grupo de pessoas que gostou do filme, da música, e ainda ouve os álbuns posteriores e anteriores dos camaradas. Quem gostou da balada, recomendo que procure pelo cd do Go Go Dolls, Dizzy up the Girl , ao invés da trilha sonora do filme. Acredito que seja um dinheiro melhor investido.



Comentário: não consegui descobrir se a música foi feita sob encomenda para o filme. Se encaixa muito bem na história dos protagonistas! Quem descobrir algo, gentileza me avisar.



MARVEL ZOMBIES - toys: os customizadores largam sempre na frente!

A Panini já disse que irá publicar em MARVEL MAX a série MARVEL ZOMBIES - uma história que se passa numa versão corrompida do universo Marvel, em que heróis e vilões "mortos -vivos" dominam o planeta Terra. O toque original da série fica por conta da abordagem : os personagens possuem consciência do que estão fazendo e até mesmo alguma ética deturpada. Com isso vemos coisas inusitadas, como Peter Parker se lamentando por ter devorado sua família e um Gigante tentando estudar uma forma de salvar o mundo da fome zumbi, entre uma boquinha e outra.

Um fã maluco resolveu largar na frente e customizar alguns personagens do universo zumbi da Marvel, e fez isso com uma tremenda competência. Visitem sua página e me digam se o camarada não merecia um lugar nas fileiras da HASBRO:



Thursday, September 28, 2006

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED - novos packs avulsos: Rocket Red, CopperHead, Metamorpho, Batman e Superman

Com um grande atraso em relação ao mercado norte-americano, algumas lojas brasileiras já começaram a receber os novos packs avulsos da JUSTICE LEAGUE UNLIMITED. São cinco ao todo, sendo apenas um deles inédito - e por isso mesmo, disparado, o mais disputado:


Batman, Batrang

Superman - SuperSopro

Metamorpho

CopperHead

Rocket Red

Não é nem preciso comentar quem é o ilustre novo personagem desta wave... - e olha que o tal Rocket Red aí de cima, é um NADA no universo DC atual.

Conhecido como SOVIETE SUPREMO aqui no Brasil, o "homem-de-ferro russo" (nome verdadeiro:Dmitriyevish Pushkin) pertenceu à saudosa Liga da Justiça Internacional - uma fase de muito sucesso da equipe, onde a ênfase era no humor e os personagens que pertenciam ao grupo eram do segundo e terceiro escalão do universo DC.


Soviete Supremo, no traço do desenhista Bart Sears

Portanto, mãos a obra, senhores! - caçem as suas cartelas antes que seja dia das crianças!!! :)

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED: quer ler mais a respeito dos brinquedos? Clique aqui e divirta-se!



Wednesday, September 27, 2006

YOU TUBE - gelo na Pantera: sai, finalmente, o vídeo promocional estrelado por Maria Alice Vergueiro

Conforme comentei no pastel alguns dias atrás, Maria Alice Vergueiro, a atriz que estrelou o vídeo "TAPA NA PANTERA" , foi contratada para protagonizar o comercial de divulgação do filme-sonífero "Muito gelo e dois dedos d´água", de Daniel Filho. A propaganda seria divulgada por meio do youtube, aproveitando-se da popularidade conquistada pela carismática velhinha , e teria produção dos mesmos três cineastas,("Iô-Iô Filmes"). Com certo atraso, o vídeo foi finalmente disponibilizado.

Ao vê-lo, tenho de admitir: me decepcionei um pouco. Desta vez há certa artificialidade e o tom tá meio forçado. Não supera o original, e não creio que vá fazer o mesmo sucesso...mas confiram e tirem suas próprias conclusões!

Ah, como o vídeo aqui linkado pode não estar no ar no futuro, ao acessar o youtube, procurem pelas palavras chaves "gelo" e "pantera". Não tem erro!


Saturday, September 23, 2006

FAMILY GUY - um desenho que, literalmente, destrói os Simpsons!

Para que você deixe de lado o humor comportado dos Simpsons e se renda a sua cópia mais politicamente incorreta e divertida, reuni uma pequena amostra que mostra bem qual o espírito desta série - conhecida no Brasil como UMA FAMÍLIA DA PESADA. Aproveite!










JUSTICE LEAGUE UNLIMITED - chegaram as primeiras figuras de dez polegadas - Aquaman é a novidade!


Aquaman - sim, você começou em azul e terminará em omelete!

Enquanto não chegam os esperados 3-packs, que deverão encerrar o período de lançamentos da série de brinquedos da liga da justiça para 2006 por estas bandas, já podemos nos consolar com uma novidade: após comentário de um leitor (obrigado, amigo!) deste blog, fui a campo confirmar e é fato - FLASH, AQUAMAN e também GREEN ARROW, em nova fornada da caixa amarelo-ovo, já chegaram a algumas lojas de SP.

No verso dos boxes, podemos ver o checklist de lançamentos: Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash, Mulher-Gavião, Green-Arrow, Batman, Superman em versão metalizada e Atom. Embora não queira dizer que todos saiam de fato no Brasil, fiquem de olho nos dois primeiros desta lista.

Recomendo que comprem o cara do arpão e a maravilha ao primeiro contato visual - dos mencionados, é certo que eles serão os mais disputados. Corram enquanto é tempo! :)


Friday, September 22, 2006

JAYCE AND THE WHEELED WARRIORS - da série: clássicos (esquecidos) dos anos 80

O nome da animação era "Jayce and the Wheeled Warriors". Ou "Jayce e os Guerreiros do Espaço", como ficou conhecido no Brasil.

Mas tanto faz eu dizer o nome porque a maioria esmagadora das pessoas não vai se lembrar - aliás, como eu mesmo também não me lembrava há alguns anos atrás, na era pré-internet.

Provavelmente o máximo que você deve se recordar é de um "desenho, estilo anime" que passava nas tardes perdidas do SBT - ou seria nas da Manchete? - em que um bando de gente esquisita, em carros estranhos, brigava com um povo (planta) ainda mais estranho, sabe-se lá por qual motivo. Pois bem, o objetivo deste post é iluminar sua memória falando um pouco deste clássico esquecido por nossa geração.

Minha esperança é que depois desta introdução exagerada e enaltecedora, e ao final deste arremedo de matéria, você realmente se convença de que Jayce é mesmo um clássico.

Caso não se convença, esqueça o que viu aqui e cada um segue sua vida, ok? :)

INTRODUÇÃO RASTEIRA

O desenho foi ao ar em 16 de Setembro de 1985, e sua produção tinha como objetivo promover uma nova linha de brinquedos da MATTEL - uma fórmula iniciada com HE-MAN e que vivia seu boom naquela década. Produzido pela Sabban Entertainment para a Dic Entertainment, foi dirigido por um estúdio japonês,(não creditado). Foram criados apenas 65 episódios de meia hora cada, que foram exibidos nos Estados Unidos pela USA Network, num run que terminou em 13 de Dezembro do mesmo ano de lançamento.

A série tinha textos de escritores franceses e produção de um ilustre conhecido das platéias atuais: J. Michael Straczynski - criador de Babylon 5 e atual escritor de várias séries em quadrinhos de sucesso, como Homem-Aranha e Poder Supremo.

A HISTÓRIA

" Jayce e os Guerreiros do Espaço " era um mix de tudo que agradava as audiências daquele período: tinha toques de fantasia, magia, ficção científica e máquinas na linha "transformers". Ou seja, seguia bem de perto a fórmula que consagrou dezenas de desenhos concorrentes.

O foco da série era a busca de Jayce por seu pai, entremeada pelas aventuras vividas durante esta cruzada - em que ele aproveitava para salvar mundos do controle de Saw Boss, o vilão do programa. Porém, o herói, não estava sozinho nesta empreitada. Para auxiliá-lo, ele contava com o apoio da "Lighting League", composta pelo mago e mentor de Jayce, Gillian; Herc Stormsailor, pirata intergaláctico e piloto da nave espacial "Pride of the Skies II", base do grupo; Oon, armadura viva e eterno servo de Audric e seu filho; Flora, a "menina flor" e Brock, seu peixe voador de estimação.

Audric, pai do protagonista, é botânico e foi o responsável pela criação de dois personagens importantes da série, resultantes de seus experimentos com biotecnologia : Flora,(jovem criada a partir de uma flor, possui poderes telepáticos, pode conversar com animais e sentir a presença dos "Monster Minds") e Saw Boss, o vilão principal - na verdade uma planta que desenvolveu consciência e controle sobre outras de sua espécie. Além de chefe dos "Monster Minds", ainda possui poderes psíquicos como clarividência e o controle do teletransporte de sua base, (o antigo laboratório de Audric, corrompido por sua criação e transformado em fortaleza).

Pai e filho dividem a arma que, quando reunida, pode destruir o vilão e seu séquito vegetal/tecnológico: a "magic root" (raíz mágica) - entretanto, não fica muito claro no desenho o por quê dela possuir tal poder.







OS BRINQUEDOS

Embora o enredo pareça uma salada, funcionava muito bem na telinha.

O fracasso da animação tem a ver com o momento de seu lançamento e não com qualidade: num período em que contávamos com Transformers, Comandos em Ação, Masters of the Universe e tantos outros brigando por nossos corações e mentes, os mais "fracos" não sobreviviam além da primeira temporada - ou até menos.

Mas os brinquedos também tiveram um grande peso nesta equação.

As batalhas entre o bem e o mal é o que justificavam a razão de ser de "Jayce and the Wheeled Warriors"; travadas por veículos/plantas, heróis e vilões tinham seus respectivos modelos reproduzidos pela linha de brinquedos da MATTEL. Porém, o que se via na telinha, ironicamente era muito mais empolgante do que a versão a venda nas lojas.

Lançados antes da animação, os toys vinham em caixas que não faziam referências aos personagens da série, dificultando sua identificação e criando uma falta de empatia com o público - os pilotos, tanto vilões quanto mocinhos, eram bonecos genéricos...ou seja, frustrante para quem queria um Jayce como motorista, ou mesmo atropelar o mala do Oon.

Para piorar, os veículos vinham com dezenas de peças intercambiáveis - que, se por um lado davam imensa liberdade criativa para customização de seu próprio carrinho, também aumentava e muito a chance de se perder uma das peças. Mesmo com um visual de encher os olhos, esta série de equívocos contribuiu para o encerramento da produção, e consequentemente do desenho animado.

O mais lamentável disso tudo é que o episódio nr. 65 não coloca um ponto final na história de Jayce - é apenas um gancho para uma versão em filme que, devido ao fracasso comercial dos toys, nunca foi realizado.

CURIOSIDADE ALEATÓRIA

No dia 14 de Setembro de 1985, apenas dois dias antes da estréia de Jayce na tv, estreava também a série WUZZLES pela rede CBS - outro desenho que podemos classificar como um clássico dos esquecidos. A animação dos estúdios Disney teve sua premiére simultânea à de outra série mais conhecida (do mesmo estúdio) : The Adventures of the Gummi Bears"- pela rede NBC. O grande sucesso dos Gummi abreviou a produção dos Wuzzles - que só tiveram 13 episódios produzidos. No Brasil, ambos os desenhos foram exibidos no extinto show da xuxa.



Será possível que só eu lembro deste desenho???

JAYCE AND THE WHEELED WARRIORS - clássicos dos anos 80

Infelizmente a imagem está terrível mas a maior parte dos vídeos desta animação disponíveis no youtube, estão assim. Pretendo futuramente fazer um post sobre este clássico - tenho certeza que muita gente não sabia do nome mas se lembrava desta série dos "carros plantas".

JAYCE AND THE WHEELED WARRIORS

Thursday, September 21, 2006

SMALLVILLE - sexta temporada da série trará a liga da justiça de Oliver Queen


Justin Hartley: Arqueiro em Smallville, foi o Aquaman num piloto para a série solo do herói

O episódio onze, que irá ao ar em Janeiro nos Estados Unidos, trará a estréia da equipe liderada por Oliver Queen (Arqueiro Verde) e terá como membros Flash, Ciborgue e Aquaman - interpretado por Alan Ritchson, que retorna ao papel. O herói verde (acima em uniforme quase negro) terá um papel importante no novo ano, e deverá aparecer em pelo menos sete episódios. O KryptonSite está atualizando as notícias e spoilers minuto a minuto e é altamente indicado para os fanáticos pelo seriado - há uma enorme galeria de imagens a ser explorada.

Façam uma visita.


CURIOSIDADE - AQUAMAN: O PILOTO, O ATOR

O sucesso de Smallville lançou uma fórmula: heróis, dos quadrinhos para as massas, rejuvenescidos em histórias menos mirabolantes para agradar a audiência. Embora não seja um fã do programa, tenho que reconhecer que ele melhorou muito, principalmente em relação ao primeiro ano - quando tínhamos o "kryptofreak of the week" (sempre um vilão genérico qualquer que, após se expôr à kryptonita, ia lá dar trabalho pro Clark).

Uma destas tentativas de emular SV resultou em AQUAMAN . O piloto ainda não convenceu nenhuma emissora a levar a idéia adiante, mas está fazendo um tremendo sucesso sendo vendido pelo Itunes - por meros dois dólares. O trailer pelo menos é bacana. Quem sabe com o fim do seriado do super as coisas mudem de figura...

Procurando pelas temporadas da série? Faça uma pesquisa comparativa de preços nas lojas
virtuais clicando aqui.



TAPA NA PANTERA - Maria Alice Vergueiro em outro vídeo e o novo filme de ninar da Globo

O vídeo TAPA NA PANTERA, produzido por três jovens cineastas e estrelado pela atriz Maria Alice Vergueiro, verdadeiro hit de audiência no youtube, começa a gerar frutos para seus idealizadores. Contratados pela Buena Vista, os quatro irão ajudar na divulgação do novo filme de Daniel Filho, "Muito gelo e dois dedos d´água" - uma comédia de humor negro estrelada por Mariana Ximenes, Paloma Duarte e Thiago Lacerda. Vejam o trailer abaixo - mas tomem um café antes, pois é puro sonífero:



Conforme publicado no caderno Ilustrada da Folha de São Paulo, a idéia da campanha é emplacar um vídeo de divulgação semelhante com a atriz - mas sem mencionar maconha, claro - e usando de "propaganda subliminar" para divulgar o filme da Globo. O tal comercial cairia ainda hoje no youtube, mas até o momento, não achei nada - inclusive procurando pelo suposto nome do trailer, "Gelo na pantera". Enquanto isso, curtam o vídeo completo da velhinha maluca de Maria Alice:



O filme do Daniel pode até ser um tédio, mas pelo menos a campanha promete ser um "barato" ! :)


Wednesday, September 20, 2006

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED - mais notícias e confirmações sobre a linha de toys

O site CBR , conhecido do público leitor de quadrinhos, em nota (até meio antiga) comentou algumas das novidades para a série JUSTICE LEAGUE UNLIMITED. Como o que pra mim já é notícia velha pode ser novidade para o leitor, (correndo o risco de ser repetitivo) vou comentar aqui algumas das informações que a matéria relata. Aviso que sempre que encontrar novos dados sobre o assunto (um dos favoritos do pastel de vento) vou repassar aqui para complementá-los com o que já foi noticiado.

SOLOMON GRUNDY

A apresentação da Mattel estava lotada de fãs sedentos por novidades sobre a linha de toys da DC - em especial as da liga da justiça sem limites. O motivo era óbvio: com o cancelamento do desenho animado, ainda haveriam chances para os brinquedos? Assuntos comentados:

O ítem exclusivo da convenção, o Solomon Grundy, foi lançado numa caixa especial que representa uma cena do episódio Wake the Dead - um cordão com imagem de caveira sai da parte inferior do box. Puxando-o , a embalagem treme (simulando o momento em que o vilão está cheio de magia do caos). Há ainda uma variante do personagem, "sujo" de lama do pântano e com roupas em tecido - ela pode ser visto logo abaixo.



DOOMSDAY e HAWKGIRL - JUSTICE LORDS

O personagem DOOMSDAY será lançado exclusivamente pela rede TARGET - e virá num 6-pack com outros personagens manjados: Superman, Wonder Woman e Superman. As novidades ficam por conta do Amazo em versão translúcida e do Bizarro. A Hawkgirl em sua versão Justice Lords será privilégio da mesma cadeia de lojas - vindo num 3-pack com versões variantes dos também "lords", Superman e Batman.


LINHA DEZ POLEGADAS E EMBALAGENS

Agora, a notícia que muita gente ainda acredita ser boato: teremos SIM, um HOMEM-HORA na versão gigante (25 cm) da liga unlimited. Será baseado no ATOM de mesmo tamanho, mas devidamente modificado - capa, pintura, etc. Embora o artigo só mencione o Aquaman e a Wonder Woman com capas como novos lançamentos, teremos também o Flash e o Green Lantern em suas versões malignas mais o Marciano Ajax em modo translúcido-verde-luminoso. Em post anterior linkado logo acima, já comentei da exibição dos rascunhos de todos os heróis.


As embalagens da linha, que trocam de versão como quem troca de roupa, terão novamente modificações. Seu visual deverá enfatizar o conflito dos heróis com (spoiler para quem, ainda, não viu o desenho) DARKSEID. Sim, ele mesmo.

A Mattel enfatizou a dificuldade que as embalagens impõem para a venda de figuras maiores - o que implicam custos altos e explicam a opção por lançar um vilão como Grundy como exclusivo na convenção - minha aposta se mantém para a próxima SDCC: GRODD vem ai!

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

De tudo que foi comentado, algumas notícias são velhas: não teremos de modo algum um Hal Jordan para as massas, o homem-hora como novo lançamento, etc. Entretanto, o comentário de que Giganta e Esmaga Átomo são "apenas questão de tempo" na linha de 25 cm, me surpreendeu - pois me recordo de ler em alguns sites de que isso não seria feito. Fico feliz em saber, pois realmente são idéias perfeitas para a série. Fora que dá a entender que o futuro da linha pode ser mais duradouro do que imaginamos.

Encerrando a matéria do CBR, o site entrega qual o maior pedido dos fãs para a Mattel: todos clamam por mais figuras femininas!

Pela lista de novos personagens para 2007, me parece que a empresa está no caminho certo. Claro que há furos, e muita gente pode reclamar quanto à escolha de alguns personagens. Mas prefiro ver pelo lado positivo: repaints e caras manjadas dão oportunidade para que heróis e vilões não tão conhecidos possam ter sua vez.

Para verificar a lista completa de notícias sobre justice league unlimited, veja meus links da coluna ao lado.

Ah, pelo menos uma das notícias mencionada pelo CBR está caducada. Assim que tiver mais informações a respeito para complementar o que tenho aqui, farei um post a respeito. Até lá!






JUSTICE LEAGUE UNLIMITED - checklist para os perdidos e dica do pastel de vento

Cortesia do melhor site sobre JLU da web: o metrotower

A idéia desta postagem é resumir aos novos leitores algumas notícias já publicadas aqui no pastel de vento. Portanto, não se decepcionem se não acharem nada novo por aqui - é sinal de que você está realmente nos lendo ( o que é um ótimo indicador para este que vos escreve !).

LIGA DA JUSTIÇA LÁ FORA...

A linha de brinquedos da liga da justiça sem limites, conforme comentado em posts anteriores aqui no pastel de vento , segue de vento em popa nos Estados Unidos. A San Diego Comic Con 2006 apresentou um painel de encher os olhos de qualquer fã, com lançamentos para as duas séries mais populares de JLU - os toys de 12 e 25 cm. E ainda lançou uma figura exclusiva: o Solomon Grundy - que para o desespero dos colecionadores brazucas, não deverá ser comercializado por estes lados do planeta.

Entre os novos heróis e vilões, teremos algumas supresas (como Obsidian e Arsenal), algumas decepções (Stargirl e Grande Barda em versão pigmeu) , esperados (Deadshot e Parasita!!!) e pelo menos uma ausência óbvia e incompreensível: Sr. Milagre.

Podemos culpar a Mattel de tudo, menos de não ter diversificado em suas escolhas - ei, pelo menos um destes nomes deve agradar você! :)


ENQUANTO ISSO, AQUI...

No Brasil, ainda aguardamos com ansiedade o lançamento da próxima e última wave deste ano, que trará alguns packs já disputados a tapa lá fora, como a cartela single que trará nosso amigo SOVIETE SUPREMO (Red Rocket). Há meses não há nada de novo, excluindo o tardio lançamento dos TEEN TITANS. Até há proporcionalidade entre eles e a liga, mas nem todo fã gostou do tom meio distante, em termos de estilo, dos jovens heróis em relação às versões em plástico das outras séries animated.

Infelizmente, pelo menos por enquanto, nada foi anunciado a respeito da esquecida e ainda inédita (no Brasil), linha METAL COLLECTION - com versões ainda menores, mas incrivelmente bem trabalhadas, dos principais personagens da liga, feitos de metal. Mas é um pequeno revés perante a avalanche de boas notícias que tivemos em 2006.

DICA DO PASTEL DE VENTO:

Um site que está começando a inventariar de forma competente todos os lançamentos da liga (12 cm) é o metrotower . Há diversas seções ainda quebradas, mas existe a intenção de aos poucos ir tornando tudo mais completo. É um trabalho competente de fãs realmente apaixonados - vale uma espiada.


CHAVES - desenho ainda não tem data de estréia no Brasil


Conforme comentado em post anterior, a turma do Chaves irá ganhar uma versão animada pela TELEVISA, a mesma emissora do seriado original. A previsão de estréia é em Outubro, no México e em toda a América Latina, incluindo aí o Brasil - onde será exibida pelo canal do homem do baú. Porém, conforme informado pelo site Turma do Chaves , um atraso no envio dos episódios deverá postergar a exibição em terras tupiniquins - jogando para o final do ano a esperada animação. Pois é, não dá nem pra culpar o SBT desta vez...

Na San Diego Comic Con deste ano, foi exibida a linha de toys que deverão acompanhar a nova produção. Veja aqui .

Tuesday, September 19, 2006

JAPÃO - máquinas vendedoras automáticas para tudo


No Japão é muito comum se encontrar máquinas vendedoras em todo lugar,(as chamadas jidouhanbaiki). Ainda mais comum é ver ao seu redor grupos de jovens das mais variadas tribos, aglomerados nos locais como se elas fossem o equivalente ao bar ou padaria brasileira. As tais maquininhas são onipresentes, e tem um vasto menu de opções: refrigerantes, café, lamen (o nosso conhecido miojo, mas sem o sabor de isopor), cigarros, gashapons, camisinhas, querosene, máquinas fotográficas...

É uma indústria monstruosa, representada por 5.5 milhões de jidouhanbaiki, o que dá uma média de 1 máquina para cada 20 habitantes, de acordo com a Japan Vending Machine Manufacturers Association. E movimenta mais do que uns trocados: cerca de 56 bilhões de dólares em vendas , só no ano passado.

Como aceitam moedas comuns e não fichas, a compra por impulso é inevitável. Confira a lista de maquinhas exóticas que um fotógrafo conhecido como PHOTOMANN inventariou em seu
site. Caso queira ler mais a respeito deste humilde nicho de mercado, veja a matéria publicada pela versão asiática da revista TIME.

Monday, September 18, 2006

MASTERS OF THE UNIVERSE - as novas aventuras de he-man


Dando suposto prosseguimento à série clássica de HE-MAN AND THE MASTERS OF THE UNIVERSE , The New Adventures of He-Man tinha um tom completamente diferente de sua versão original - tom este que foi decisivo para o fracasso absoluto da nova animação. Produzido por outro estúdio, a Jetlag Productions, o programa estreou na televisão em 1990, tendo como objetivo principal promover outra linha de brinquedos do herói, lançada pela Mattel no ano anterior.

He-Man em sua versão futurista

A trama do novo desenho jogava He-Man e Esqueleto no futuro. Convocado pelos Guardiões Galácticos do Sistema Solar Triax, a missão do herói era defender o planeta Primus e todo o Universo, da horda de mutantes do mundo de Denebria - planeta irmão de Primus. Enquanto de um lado nosso protagonista contava com o apoio de um time de guardiões, do outro os vilões tinham como grande aliado o nosso velho amigo, Esqueleto.

Hydron - um dos Guardiões e aliado de He-Man

A série tinha pelo menos dois pontos positivos:

1)
Uma forte continuidade, em contraponto à sua versão clássica - onde não temos um episódio "zero", nem um final apropriado para a história (há dois arco
s com cinco episódios, e ainda um último com seis, levando ao final da série)
2) Um argumento melhor trabalhado, que fugia bastante das fórmulas limitadas da Filmation, criadora da franquia, garantindo um tom mais complexo e menos infantil.

Brakk - mutante maligno roxo

O que realmente frustrou os planos de New Adventures, levando ao seu rápido e prematuro cancelamento em 1991 (após míseros 65 episódios), foi um erro que sempre acomete grande parte das releituras de desenhos cultuados: esquecer de agradar seus antigos fãs.

Me lembro de assisir com frequência este desenho, quando criança, e uma das minhas principais decepções foi constatar que o elenco original ficou reduzido ao He-man, ao Esqueleto e a Feiticeira - com eventuais aparições do Rei Randor, Rainha Marlena e Teela. Nada de Maligna, Aríete ou Gato Guerreiro. Ignorar um cast de apoio tão carismático foi um erro fatal...

Mas outros fatores como o tom sci-fi e a descaracterização dos personagens remanescentes também tiveram seu peso. Fico imaginando o que passou pelas cabeças de quem idealizou a série...


CURIOSIDADE

Uma nova temporada teria como mote o retorno de He-Man e Esqueleto à Etérnia, onde se reuniriam a seus antigos aliados (em novas versões, claro!). Porém, o Reino seria agora governado com mão de ferro pelo ditador... MENTOR! (Man-at-Arms) - agora, do lado negro da força.


Abertura - nada mal mas podia ser melhorada

ENCERRANDO...

Um link que achei interessante pelo menos mencionar, é o do site tv.com . Nele você poderá encontrar um guia completo dos personagens do desenho aqui comentado. Assim que possível, farei o último post desta série, enfocando a mais nova e bem produzida versão de HE-MAN.



Sunday, September 17, 2006

ADULT SWIN - FRANGO ROBÔ - sonho de consumo :seu hobby como profissão

Mission Hill - bom entre os ruins

Eu não consigo gostar do bloco de desenhos (supostamente adultos) do Cartoon Network, o Adult Swin. Embora ele tenha algumas pérolas como Mission Hill e Filmes Caseiros, tem também idéias mal aproveitadas como Homem-Pássaro e Laboratório Submarino 2021, e coisas toscas - no péssimo sentido da expressão - como Aqua-Teen, Esquadrão Força Total. Ai, o que acontece? No saldo final, o material sem-graça acaba soterrando o que realmente vale a pena e me convencendo a nem sintonizar o canal.

Quando vi os trailers com as animações que fariam parte do segmento, até achei que isso poderia resultar em algo interessante - Homem-Pássaro como um advogado criminal? E tendo que atender a personagens de desenhos animados como Scooby-Doo, Fred Flintstone e Chefe Apache? E uma nova geração, mas desta vez composta por um grupo incompetente, tomando conta do antigo Laboratório Submarino 2020? Isso tem de ser genial! Deve, no mínimo, se equiparar aos comerciais divertidíssimos que o CN costuma veicular eventualmente, tirando da cara de personagens como o Aquaman! Merece uma chance, pelo menos...


Aquaman em vinheta do CN - muito mais engraçado!

Porém, acabei me frustrando. Há vários momentos em que você simplesmente não sabe do que os personagens estão falando. E algunas piadas são tão pobres, mas tão pobres, que você até começa a cogitar que o Zorra Total e a Praça é Nossa não possam ser tão ruins assim.

O desenho chamado Aqua-Teen, Esquadrão Força-Total, que conta a história de uma almondêga, um milk-shake e um pacote de batatas fritas gigantes, consegue ser o pior. Muita gente fala que as tramas e os diálogos são nonsense - mas, ainda que o sejam, o que me interessa é que pelo menos tenham graça. E o papo furado dos personagens passa longe de qualquer coisa que se assemelhe a graça.

Ah, sim! Perdido pelo bloco Adult Swin, temos também o FRANGO-ROBÔ - tema deste post. Viu? Demorei mas cheguei lá...

SETH GREEN - VOCÊ JÁ OUVIU O NOME, VOCÊ JÁ VIU O CARA

Seth Green é uma figurinha facilmente reconhecida por quem curte filmes, séries e tudo mais que está relacionado à cultura nerd. O cara já foi o lobisomen bonzinho da série Buffy, o filho renegado do Dr. Evil em Austin Powers, é dublador da série Family Guy e agora também é escritor de uma série em quadrinhos chamada "The Freshmen". O que você talvez ainda não saiba, é que o rapaz é fissurado por action figures. E é produtor do programa FRANGO-ROBÔ , do Adult Swin - onde os toys são as próprias estrelas.

A série utiliza bonequinhos dos mais variados tipos e tamanhos, que são utilizados para satirizar desde personalidades como Michael Moore e Michael Jackson até Tartarugas Ninjas e He-man. A técnica utilizada é o stop-motion - a mesma de produções como "O Estranho Mundo de Jack", de Tim Burton. O resultado, embora não tão engraçado quanto possa parecer, tem lá algumas idéias inspiradas - mas não redimem o desperdício da boa sacada em que se fundamenta FRANGO-ROBÔ. Assim como outras produções do bloco Adult Swin, é mais uma boa idéia com realização ruim.

Em uma matéria do The New York Times, traduzida pelo portal UOL e postado nesta data, é traçado um rápido perfil do geek e de seu Robot-Chicken. Recomendado para os fãs e os não-fãs (meu caso). Vale pelo menos como curiosidade.




Uma das poucas esquetes que achei divertidas

Opiniões a parte, vale ressaltar que FRANGO-ROBÔ está entre as séries mais vistas do bloco adulto do Cartoon Network nos Estados Unidos. Gostando ou não do trabalho, é impossível ignorá-lo. Abaixo, algumas fotos do programa.



Saturday, September 16, 2006

BLOG DO BRUNO ALVES - pastel recomenda


Vai ai mais uma dica para os blogueiros, principalmente os novatos como eu. O blog do Bruno Alves é um verdadeiro jornal sobre o mundo dos blogs - cheio de tutoriais, novidades e notícias pertinentes ao assunto. Conheci o site por acaso, através deste artigo muito interessante sobre Jason Calacanis, o homem que fez um milhão de dólares usando o AdSense (para quem não conhece, é um programa de links patrocinados do google) em seus blogs. É incrível como o camarada parece nem ao menos ter feito muita força...onde estarei errando? ;)

MC DONALDS - um big mac, dois big macs, três big macs...


LOST - preview da terceira temporada, spoilers


Wednesday, September 13, 2006

DC COMICS NO BRASIL - sai PANINI, entra PIXEL MEDIA


Sim, é exatamente isso que você leu! A nova casa da DC no Brasil será a Pixel Media. Em nota no site Universo HQ , é dada como certa a saída da Distinta Concorrência para a editora novata, que há pouco tempo levou também Spawn para seu lado ( um título que era publicado há mais de uma década pela Editora Abril, que com isso renunciou em definitivo aos quadrinhos heróicos) . Embora não seja revelada a fonte na matéria, e nenhum dos dois lados queira comentar, acredito que a notícia seja quente. Pelos fóruns de quadrinhos brasileiros, já se comentava isso antes até do UHQ dar o "furo".

Vale lembrar que "boatos" passados, como a atitude da Abril em transformar toda a linha de formatinhos no polêmico formato Premium, e a entrada da Panini no mercado de super-heróis nacional, também surgiram como meras fagulhas pela rede. E deu no que deu.

Com a consumação da separação, teremos pela primeira vez em mais de vinte anos uma verdadeira concorrência entre as editoras - e tenho fé que a Pixel não decepcionará os leitores. Uma boa pista do que pode vir por aí é o tratamento que foi dado a Spawn. Manteve-se na medida do possível fidelidade ao modo como a Abril publicava anteriormente o título - ocorrendo até uma pequena redução de preço.

Alguns dados curiosos saltaram no meio destes boatos, e listei alguns que achei mais coerentes ou interessantes logo abaixo.

AVISO IMPORTANTE: aqui começa a especulação. Até o momento, nenhum editor ou site confiável deu mais dados concretos sobre a DC na Pixel. Leia, mas tendo isto em mente antes de sair dizendo por aí que é tudo fato consumado.



- A Abril teria estado no páreo pela DC também: pois é, quem lembra do pesadelo do Planeta DC, em que a editora soltou formatinhos em papel ordinário, ou mesmo da suposta postura em não lançar mais nada relacionado a heróis ou equivalentes, deve ter ficado de boca aberta como eu. Pelo jeito, a Panini provou com gosto e maior competência que há público leitor considerável para o nicho - e que gere lucro interessante, o mesmo que a Abril alegava já não ter e usava como justificativa para todas suas mudanças malucas.

- A PIXEL Media ganhou a concorrência porque prometeu mais títulos: seriam a princípio SEIS títulos, com um sétimo a depender do desempenho das vendas. E a Pixel faria em maior escala, o que a Panini já fazia com a Marvel - teste de títulos, para sentir a aceitação dos leitores (você pensou em Fugitivos e pocket Panini? Pois é, eu também).

- A DC está sendo distribuída pela Planeta de Agostini, não mais pela Character: a nova distribuidora é rival direta da Panini na Europa...portanto, é lógico e natural que queira a DC entrando de sola na cara da Marvel. Ainda mais com uma proposta tentadora como "teria" sido a da PIXEL.

- Alguns dos prováveis novos títulos seriam: SUPERMAN, BATMAN, LIGA DA JUSTIÇA E NOVOS TITÃS: mas haveria alteração nos mixes - para mim, uma notícia que se for concretizada, já me faria voltar imediatamente a comprar novamente algumas destas séries. Os outros poderiam ser LANTERNA VERDE E ARQUEIRO VERDE e...SOCIEDADE DA JUSTIÇA. Se isso não for vendável, o que seria? ;)

Caso os leitores tenham mais informações, ou alguma correção ou complementação a fazer, fiquem a vontade para me contatar.





Monday, September 11, 2006

GOLPE O SUPER TRUNFO DOS POLÍTICOS BRASILEIROS - obrigatório para todos os eleitores


Deu num dos melhores blogs do mundo, o Boing Boing - mas pelo jeito, a grande mídia nacional ainda não descobriu (Jornal Nacional, cadê você?). Um grupo de amigos brasileiros desenvolveu um joguinho baseado no clássico baralho Super Trunfo, em que políticos brasileiros assumem nas cartas os papéis que geralmente são de carros, personagens de desenho animado ou equivalentes, em batalhas baseadas na comparação dos atributos de cada personalidade - a partir de dados como idade, partido político e astúcia.

Sob licença do Creative Commons , o GOLPE pode ser baixado, impresso e jogado por qualquer pessoa com um mínimo de senso de humor. Vá até o site dos camaradas, leia com atenção e se divirta!

SUPERMAN RETURNS - vídeo proibido para fãs doentes

Sunday, September 10, 2006

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED TOYS - apresentando o visual dos seis novos heróis de 25 cm



A foto acima foi exposta este ano, na San Diego Comic Con, e apresenta o visual dos novos membros da série em 25 cm da Liga da Justiça Sem Limites - Lanterna Verde e Flash em suas versões JUSTICE LORDS; Ajax na versão transparente; Aquaman e Mulher-Maravilha em "trajes de gala reais" e o único "inédito" nesta linha: o Homem-Hora - repintado a partir do ÁTOMO .

Eu realmente não esperava por um Ajax translúcido VERDE, nem imaginava que o visual do Hourman fosse ficar tão bacana... Mas vale lembrar que isso tudo ainda pode mudar, já que não foram apresentadas nem na convenção, nem fora dela até o momento, protótipos destes heróis.

Mas a amostra serve para pelo menos saciar um pouco a ansiedade dos colecionadores. Será que a Mattel pretende trazer todos eles ano que vem, ou terá a mesma atitude que teve em relação as últimas levas de 10 polegadas? - lembrem-se: Mulher Gavião e Arqueiro Verde foram relativamente fáceis de se encontrar nas lojas,(assim como os manjados Superman e Batman) mas outros como Aquaman, Lanterna Verde e Mulher Maravilha, nem deram as caras em sites brasileiros ou lojas de concreto - se alguém ai viu, me corrija e nos informe onde.

Finalizando, um boato interessante: um homem-hora na versão 12 cm deve vir por aí - o que faz muito sentido, tendo em vista o lançamento de sua contra-parte gigante... tá, vamos ver se rola mesmo.

Saturday, September 09, 2006

THUNDERCATS - novo desenho animado a caminho: tenham medo

O Ain´t It Cool News delatou: vem ai uma nova animação dos Thundercats. Segundo o informe repassado ao site, o que a princípio seria motivo de alegria, na verdade é o relato do horror: na versão "repaginada" da animação, produzida pela WB, o estilo do traço seria na linha Teen Titans - ou seja: mezzo anime, mezzo americano. Os personagens viveriam suas aventuras na época atual, no planeta Terra (?) e seriam adolescentes (??), que nas horas vagas ainda tocariam numa banda de rock (???). O líder do grupo seria ... SNARF, na verdade um místico com um... ãhn, "terceiro olho"(sem brincadeirinhas bobas, por favor). Todos os heróis teriam armas com o olho de Thundera (democratização?), mas, alívio: o vilão ainda seria Mum-Ra.

Só que com asas.

Enquanto vocês enxugam as lágrimas, revejam para matar a saudade (pela última vez?) a versão clássica e aparentemente-não-tão-boa-para-a-Warner, da abertura dos Thundercats.



Enquanto isso, o planeta gira...

BLOGS - cotação de mercado: quanto vale seu blog?


Este link já é razoavelmente popular entre os pilotos de blog - mas para mim é uma novidade. Vi no fórum blogueiros pela primeira vez. Você coloca o endereço do seu diário virtual no local indicado e após dar o enter, sai uma avaliação em dólares do quanto valem suas idéias :) - já me desapontei, mas deve ter quem se alegre com a resposta. Eleve sua auto-estima clicando aqui ou tome uma lição de humildade.

HELLBOY ANIMATED SERIES - Hellboy, Abe Sapien e Liz Sherman em miniaturas de PVC

Com lançamento previsto para Fevereiro de 2007, este set em PVC traz os personagens Hellboy, Abe Sapien e Liz Sherman, e são baseados no vindouro desenho animado do herói chifrudo (que chegará às lojas no mesmo mês). O preço estimado é de cerca de 18 dólares, segundo divulgado pelo Toy News International. Como fã confesso do estilo animated, já começarei agora a poupar para garantir o meu! :)

HELLBOY ANIMATED SERIES


Já foram confirmados dois volumes, a serem lançados diretamente em DVD e que serão exibidos no Cartoon Network (gringo) a partir de Outubro. Os títulos serão Sword of Storms(2006) e Blood and Iron(2007) - cada um com setenta minutos de duração. A produção é de Mike Mignola e Guillermo Del Toro, contando com as vozes de Ron Perlman (Hellboy) e Selma Blair (Liz), os atores originais do filme.O desenvolvimento do projeto tem até blog oficial - onde há sketches, fotos e muito material para os fãs mais ansiosos.

O trailer de Sword of Storms já pode ser visto no site oficial. Ou caso não se importe com o tamanho reduzido da tela, veja aqui mesmo na versão hospedada no youtube:



JUSTICE LEAGUE UNLIMITED

Enquanto não surgem mais novidades sobre JLU por este lado do planeta, os colecionadores lá do norte já começam a esnobar, espalhando fotos de suas coleções pela rede mundial. Como babar pela coleção alheia não custa nada, vão aí mais alguns pics das cartelas 2005/2006. Pelo que os fãs comentam em fóruns e sites, a dificuldade em se encontrar packs (sejam singles, sejam 3-packs) desta nova leva, não está devendo nada ao martírio que nós enfrentamos aqui no Brasil. Portanto, não se iludam: a vida para os viciados em JLU é difícil nos dois hemisférios da Terra.




Friday, September 08, 2006

BLOG DE GUERRILHA - pastel recomenda



O Blog de Guerrilha fala sobre abordagens e campanhas criativas de marketing e propaganda. Com frequência recebem e divulgam material de leitores/colaboradores. A proposta do diário é mostrar como as empresas, ou mesmo as pessoas normais, fogem da mesmice ao chamar a atenção para seu produto. Textos bem escritos e exemplos pra lá de inusitados. Obrigatório!

JUSTICE LEAGUE UNLIMITED DUBLAGEM - Capitão Átomo por Ricardo Juarez

Este vídeo eu trombei por mero acaso no youtube. É uma produção feita por um pessoal que tinha como objetivo divulgar o novo desenho da liga da justiça sem limites, na época do seu lançamento. É curto e tá com uma resolução terrível mas vale como curiosidade.


PASTEL DE VENTO - nota sobre comentários

A idéia nunca me entusiasmou mas...

Após ler o post do Alexandre Inagaki, do blog Pensar Enlouquece, resolvi liberar os comentários neste blog - mas todos ainda estarão sujeitos a aprovação prévia antes da publicação. A opção é um modo de estabelecer contato com os visitantes e trocar idéias, eu sei. E já deveria ser uma ferramenta liberada desde o começo, certo? Mas vale lembrar que isso também é uma via de mão dupla: muito desocupado só quer esculachar - e é com base nisso que bloqueei o uso. Ainda que o blogueiro não seja responsável pelo que terceiros postam, tem muita gente que adora polemizar e apontar o dedo para o primeiro que estiver na frete... - o blog do Allan Sieber é um dos que desistiram de liberar os comentários exatamente por causa de gente folgada com tempo de sobra.

Farei uma experiência e verei o retorno. Caso seja realmente útil e as pessoas se mostrem interessadas...mas, enfim, vamos ver.

Thursday, September 07, 2006

LOST TERCEIRA TEMPORADA - aviso aos descuidados: contém spoiler


O Hurley de verdade (Joel Garcia) segurando sua versão miniatura

Em 4 de Outubro de 2006 estréia a terceira temporada da série LOST. Serão 23 episódios divididos em dois blocos: um arco de seis que irá ao ar agora, e os outros dezessete a serem exibidos em Fevereiro de 2007. O foco desta nova fase serão "Os Outros", e novos sobreviventes terão destaque - curiosidade: o ator Rodrigo Santoro só aparecerá na segunda parte, em 2007.

No site oficial, o Podcast Lost coloca os fãs em contato direto com os produtores do seriado - embora o foco seja nas perguntas, o pessoal acaba se perdendo nas teorias e conspirações (caramba, tem até quem veja significado oculto nas cores dos olhos de alguns dos personagens, no cartaz divulgado para a próxima temporada!).

SPOILER - Cartaz de divulgação da TERCEIRA TEMPORADA

Como era já esperado, e o cartaz entrega, Locke, Mr. Eko e Desmond sobrevivem ao explosivo final do ano dois.

INVASÃO DO SET DE LOST

Esta eu ainda custo a acreditar. O set de Lost no Hawaii tem a mesma segurança que o cofre do Banco Central brasileiro! Fãs em férias no paraíso tropical - usado como set de gravação para o seriado - encontraram o local onde as cenas são rodadas... às moscas. Aproveitaram para tirar uma tonelada de fotos,( que podem ser vistas por completo no Flickr) , pagar aquele mico e de quebra tirar aquela onda.


Aparentemente, após rapelarem todo o estoque de comida da iniciativa Dharma, os dois não passaram muito bem - e seguem internados no hospital local, com intoxicação alimentar e ainda sem previsão de saída ;)

HANNA BARBERA - os clássicos em formato miniatura




O mercado de toys para colecionadores adultos cada vez mais abre seu leque de opções e lançamentos, de modo a agradar fatias maiores do público - e pescar quem não é "entendido" no assunto. Séries como esta, da Hanna Barbera, com certeza chamarão a atenção de muito marmanjo nostálgico que nunca nem cogitou comprar um mero "brinquedo depois de velho". Andando por galerias de São Paulo, mais de uma vez presenciei "civis" (pessoas que não colecionam nem papel de bala, pelo andar das conversas) verem, gostarem e acabarem levando uma destas peças feitas de resina (artesanalmente) com heróis clássicos como Superman ou Os Impossíveis para casa, só pelas boas lembraças que trazem. Agora imagine quando verem algo de qualidade superior!

Mais uma vez, a bola é da McFarlane Toys . Mal saiu a primeira leva de colecionáveis baseado nos clássicos da HB, e o site já anuncia para Dezembro a segunda leva - que conta com Capitão Caverna, Penélope Charmosa e Mutley, Maguila - o Gorila, Tom e Jerry, Fred Flinstone com Dino e numa versão com toda a família em seu carro, Johhny Quest, Tom e Jerry e Zé Colméia - fugindo com seu parceiro, Catatau, fugindo do seu "Gualda" :)

LOST ACTION FIGURES - brinquedos de adultos


Locke, que considero o toy mais fiel ao original

A San Diego Comic Con deste ano apresentou com exclusividade a série de action figures baseada no mega sucesso LOST. Com produção pela McFarlane Toys, serão ao todo 6 personagens: Locke, Jack, Kate, Hurley, Shannon e Charlie mais um caprichado box set, cujo cenário é baseado na clássica cena da escotilha (local chave do final da temporada 2005). Embora não sejam necessariamente articulados, pelas fotos divulgadas podemos ver que os "brinquedos" foram feitos com um tremendo capricho, aliás como é de hábito da McT - além de muito fiel ao visual dos atores, cada peça apresenta elementos e cenários vistos ao longo do primeiro ano do seriado.

A previsão de lançamento no mercado norte-americano é Novembro de 2006, mas o set completo já se encontra em pré-venda em diversos sites gringos. Garanta o seu!
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google