Sunday, August 20, 2006

DENSHA OTOKO - cultura otaku

No Japao, o termo Otaku designa aquela pessoa que tem um vicio doentio por algum hobby - que pode ser qualquer coisa, e nao apenas aqueles que normalmente sao identificados como " coisa de nerd " aqui no Ocidente. Sao individuos que se entregam totalmente ao que gostam, a ponto de se isolarem da sociedade e voltarem toda sua existencia para sua colecao de bonequinhos do Ultraman ou a correr atras de sua cantora pop favorita (em todos os lugares em que ela se apresentar ou respirar). Enfim, ser Otaku no outro lado do planeta e ser estigmatizado. Bem diferente do significado leve do termo aqui no Brasil, onde basta voce curtir anime ou manga para que possa ser considerado um - e com muito orgulho. Alias, os aficcionados brasileiros adoram se auto-denominar Otakus...mesmo que o significado real esteja longe do que se pensa por aqui.

Densha Otoko - o homem do trem...

Densha Otoko conta a historia de Tsuyoshi Yamada, um Otaku tipico: solitario, timido, viciado em animes e memorabilia, e com um serio problema para se relacionar com o sexo oposto. Um dia, dentro de um trem, apos presenciar um bebado oportunando uma garota - sem que ninguem levante um dedo para ajuda-la - Yamada resolve correr em auxilio da jovem, para surpresa de todos os presentes,(inclusive dele mesmo).

Apos conseguir salva-la com a ajuda de outro estranho, a garota (Saori Aoyama) pede o endereco de Yamada, para que possa lhe enviar um presente de agradecimento.

E e ai que comeca a historia. Apaixonado pela menina, o camarada ira se jogar com tudo na conquista de seu coracao, contando para isso com o auxilio de um excercito de outros otakus, usuarios de um forum japones de solteiros, o Japanese mega-BBS 2channel . Cada passo dado com Saori, cada conflito interno, cada duvida sobre o que fazer a seguir, e postado por Yamada no site - numa especie de reality show virtual em que centenas de pessoas metem seu nariz na vida do solitario Otaku.

Com base nesta historia, se desenrola uma trama que vai do dramalhao ao histerismo, onde o casal protagonista vai passar por situacoes e problemas que estao tao inseridos na cultura japonesa, que talvez nao interessem tanto aos nao iniciados na mesma - no caso, recomendo que so assistam a serie pessoas que curtam, pelo menos um pouco, manga ou anime.



Clip do grupo MasterSix Foundation - trilha sonora do final do seriado

O grande lance do seriado, e que o Densha Otoko seria um personagem real. Ou seja: tudo que aconteceu e verdade e ainda estaria registrado em posts e topicos no forum 2channel - linkado logo acima, no resumo.

Assistindo a serie, e imposssivel nao simpatizar com o protagonista. Embora haja muito exagero em varias passagens, trata-se de uma historia de amor simpatica e bem realista. Tendo em mente o impacto que a tecnologia tem no comportamento das pessoas hoje em dia, isso poderia ter acontecido mesmo - mas somente no Japao. Aqui no Brasil, provavelmente nosso Densha Otoko teria sido arremessado pela janela na primeira curva do trem - ou sido ridicularizado logo de cara, ao postar em um forum um pedido de ajuda para chegar numa garota.

Densha Otoko virou manga, filme e repercutiu gerando uma imagem mais positiva do Otaku no Japao. Para aqueles curiosos, uma dica: nao esperem por um lancamento aqui no Brasil. A serie e MUITO peculiar para gerar interesse de uma grande emissora de tv ou de uma distribuidora de filmes - por muito, quem sabe um dia a CONRAD, editora que adora apostar em coisas mais alternativas e fora do filao grande publico, talvez lance o manga. Mas para quem quer assistir ao seriado, a alternativa sao programas como o DC ++ ou outros equivalentes para download.

O seriado foi exibido pela Fuji TV. Leia no link sobre o episodio piloto.
Clique nas figuras abaixo para pesquisar e comparar preços de...
...figuras de ação da LIGA DA JUSTIÇA, no Buscapé, e de bonecos do BATMAN no Bondfaro!
Google